Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLibanori, Mayara Lotto Nicola-
dc.date.accessioned2020-11-23T13:41:54Z-
dc.date.available2020-11-23T13:41:54Z-
dc.date.issued2016-03-05-
dc.identifier.citationLIBANORI, Mayara Lotto Nicola. A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Análisept_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Verbospt_BR
dc.subjectPortuguese language - Grammarpt_BR
dc.subjectTextbooks - Analysispt_BR
dc.subjectPortuguese language - Verbpt_BR
dc.titleA contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didáticopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, analisa-se como é abordado o conteúdo “verbo no tempo pretérito do modo indicativo”, em um livro didático voltado para o 6° ano do Ensino Fundamental. O que motivou a escolha desse tema foi a constatação de que, no ensino formal da gramática do português como língua materna, ainda há uma desconsideração da língua enquanto realidade multifacetada, falada por sujeitos de variadas classes sociais. Especialmente no âmbito da escola pública, há alunos que advêm de classes sociais economicamente desprestigiadas e não têm sua variedade linguística e seus bens culturais valorizados nas escolas. Objetivando contribuir para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos e tendo como referencial teórico a visão linguística sobre o ensino da gramática normativa nas escolas (cf. SILVA, 2004, e BORTONI-RICARDO, 2005), as análises feitas evidenciaram que a apresentação do conteúdo em questão no material analisado aparece de maneira mecânica e desconexa com os usos dos falantes, o que reduz o ensino formal da gramática a meras reproduções de compêndios gramaticais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas-
dc.contributor.referee1Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas-
dc.contributor.referee2Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee3Bertucci, Roberlei Alves-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IJ_2016_06.pdf797,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.