Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18879
Título: Variação linguística na EJA: um estudo sobre o olhar dos professores
Autor(es): Souza, Leni Alzira de
Orientador(es): Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas
Palavras-chave: Educação de adultos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Preconceitos
Adult education
Portuguese language - Study and teaching
Language and languages - Study and teaching
Prejudices
Data do documento: 15-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Leni Alzira de. Variação linguística na EJA: um estudo sobre o olhar dos professores. 2015. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação acerca do conhecimento e da concepção sobre variação linguística dos professores da EJA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de questionários com cinco professoras da Rede Municipal de São Bernardo do Campo – SP. O suporte teórico para a discussão promovida é dado fundamentalmente pelas pesquisas realizadas por Bagno (2003, 2006) e Bortoni-Ricardo (2004, 2006) a respeito das questões relacionadas ao ensino da língua materna. Freire (1987) foi a referência utilizada para a apresentação das especificidades da EJA. Uma consideração resultante do presente estudo é que, além de aceitar as variações linguísticas usadas pelos alunos, é preciso tratá-las como parte constitutiva da formação do sujeito e, para tanto, se faz necessário conhecer/reconhecer a realidade sociolinguística do público jovem e adulto que compõe a EJA, o que demanda professores com boa formação na área.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18879
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_ID_2015_08.pdf697,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.