Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18879
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Leni Alzira de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:41:16Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:41:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-15 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Leni Alzira de. Variação linguística na EJA: um estudo sobre o olhar dos professores. 2015. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18879 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Preconceitos | pt_BR |
dc.subject | Adult education | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Language and languages - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Prejudices | pt_BR |
dc.title | Variação linguística na EJA: um estudo sobre o olhar dos professores | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação acerca do conhecimento e da concepção sobre variação linguística dos professores da EJA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de questionários com cinco professoras da Rede Municipal de São Bernardo do Campo – SP. O suporte teórico para a discussão promovida é dado fundamentalmente pelas pesquisas realizadas por Bagno (2003, 2006) e Bortoni-Ricardo (2004, 2006) a respeito das questões relacionadas ao ensino da língua materna. Freire (1987) foi a referência utilizada para a apresentação das especificidades da EJA. Uma consideração resultante do presente estudo é que, além de aceitar as variações linguísticas usadas pelos alunos, é preciso tratá-las como parte constitutiva da formação do sujeito e, para tanto, se faz necessário conhecer/reconhecer a realidade sociolinguística do público jovem e adulto que compõe a EJA, o que demanda professores com boa formação na área. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas | |
dc.contributor.referee1 | Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas | |
dc.contributor.referee2 | Fagundes, Edson Domingos | |
dc.contributor.referee3 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_ID_2015_08.pdf | 697,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.