Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18865
Título: Variação linguística na EJA
Autor(es): Pereira, Sheylle Aparecida de Sousa
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Análise Linguística
Competências essenciais - Escrita
Jovens - Educação
Educação de adultos
Linguistic analysis (Linguistics)
Core competencies - Reading
Young adults - Education
Adult education
Data do documento: 28-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEREIRA, Sheylle Aparecida de Sousa. Variação linguística na EJA. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este estudo trata de uma das questões que exercitam cotidianamente a atividade do profissional de ensino da Língua Portuguesa: língua padrão e a variação linguística na escola, neste com especificidade para os alunos do Ensino para Jovens e Adultos. Relataremos sobre a dinâmica necessária do professor para que, em conjunto com o ambiente escolar, crie estratégias de ensino-aprendizagem que abordem processo de aprendizagem da linguagem, em plenitude, e que considere a linguagem de prestígio, bem como as variações da linguagem. Para embasamento deste documento, foi elaborada uma pesquisa que celeuma a construção do conhecimento de forma significativa e sociocultural. Foram coletadas informações cujo incentivo, espera-se apresentar resultados que possam promover a reflexão docente em relação ao aperfeiçoamento do uso da linguagem de forma justa em sala de aula, ou seja, métodos que corroborarão à melhoria da análise e da escolha adequada do texto à situação social, bem como das atividades que orientem e valorizem os saberes prévios, e que enriqueça o repertório linguístico destes educandos.
Abstract: This study is about one of the questions that daily exercise the professional’s activity in portuguese teaching: standard language and linguistic variantion in school, for Young and Adults Teaching students. We will report about a necessary teachers dynamic for that, together with the school, create learning-teaching strategies that approach the language learning process, fully, that consider the language prestige as well the language variations. To underpin this document, was elaborated a research that prioritizes a didatic sequence wich argue the knowledge construction in a sociocultural and significative way. In the collected informations there is an incentive that hopes showing the results that can promote the teachers reflection related to language use improvement, in other words, methods wich validate the analysis refinement and the suitable text’s choice in social situation reference, even as activities that orient and value the previous informations, and enrich the students vocabulary.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18865
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_22.pdf680,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.