Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Sheylle Aparecida de Sousa
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:55Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:55Z-
dc.date.issued2018-09-28
dc.identifier.citationPEREIRA, Sheylle Aparecida de Sousa. Variação linguística na EJA. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18865-
dc.description.abstractThis study is about one of the questions that daily exercise the professional’s activity in portuguese teaching: standard language and linguistic variantion in school, for Young and Adults Teaching students. We will report about a necessary teachers dynamic for that, together with the school, create learning-teaching strategies that approach the language learning process, fully, that consider the language prestige as well the language variations. To underpin this document, was elaborated a research that prioritizes a didatic sequence wich argue the knowledge construction in a sociocultural and significative way. In the collected informations there is an incentive that hopes showing the results that can promote the teachers reflection related to language use improvement, in other words, methods wich validate the analysis refinement and the suitable text’s choice in social situation reference, even as activities that orient and value the previous informations, and enrich the students vocabulary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectCompetências essenciais - Escritapt_BR
dc.subjectJovens - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)pt_BR
dc.subjectCore competencies - Readingpt_BR
dc.subjectYoung adults - Educationpt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.titleVariação linguística na EJApt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata de uma das questões que exercitam cotidianamente a atividade do profissional de ensino da Língua Portuguesa: língua padrão e a variação linguística na escola, neste com especificidade para os alunos do Ensino para Jovens e Adultos. Relataremos sobre a dinâmica necessária do professor para que, em conjunto com o ambiente escolar, crie estratégias de ensino-aprendizagem que abordem processo de aprendizagem da linguagem, em plenitude, e que considere a linguagem de prestígio, bem como as variações da linguagem. Para embasamento deste documento, foi elaborada uma pesquisa que celeuma a construção do conhecimento de forma significativa e sociocultural. Foram coletadas informações cujo incentivo, espera-se apresentar resultados que possam promover a reflexão docente em relação ao aperfeiçoamento do uso da linguagem de forma justa em sala de aula, ou seja, métodos que corroborarão à melhoria da análise e da escolha adequada do texto à situação social, bem como das atividades que orientem e valorizem os saberes prévios, e que enriqueça o repertório linguístico destes educandos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee2Gomes, Andreia de Fatima Rutiquewiski
dc.contributor.referee3Prim, Cristina de Souza
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_22.pdf680,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.