Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18861
Título: Planos de aula para estudos de poesia: sonetos de camões
Autor(es): Tokuda, Danielle Cristina Gonçalves
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Planos de aula
Sonetos
Camões, Luis de, 1524?-1580
Textos - Interpretação
Lesson planning
Sonnets
Texts - Interpretation
Data do documento: 4-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TOKUDA, Danielle Cristina Gonçalves. Planos de aula para estudos de poesia: sonetos de camões. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho de desenvolvimento monográfico tem como temática plano de aula para o estudo dos Sonetos: “Amor é fogo que arde sem se ver” e “Verdes são os campos” de Luís Vaz de Camões, sob a perspectiva da leitura e interpretação realizadas por alunos do Ensino Fundamental II, tendo como turma focal o 8º ano – A, do Centro Educacional Unificado Vila Rubi do Município de São Paulo. Nesta pesquisa, pretende-se abordar os mecanismos didáticos inerentes à leitura do texto literário, sob o prisma dos planos de aula, a fim de diagnosticar a leitura e intervir com aspectos teóricos para que os alunos possam realizar interpretações coerentes de textos literários. A relevância deste estudo se dá pela premência da leitura e do estudo do texto dentro de um contexto sociocultural, o que se destaca nos estudos dos gêneros narrativos ou dramáticos, mas ainda, no âmbito da lírica, se mostram escassos.
Abstract: The present monographic development work has as its theme a lesson plan for the study of the Sonnets: "Love is fire that burns without seeing itself" and "Greens are the fields" of Luís Vaz de Camões, from the perspective of reading and interpretation carried out by students of Elementary School II, having as focal group the 8th year - A, of the Unified Education Center Vila Rubi of the Municipality of São Paulo. In this research, we intend to approach the didactic mechanisms inherent to the reading of the literary text, under the prism of the lesson plans, in order to diagnose reading and intervene with theoretical aspects so that students can make coherent interpretations of literary texts. The relevance of this study is given by the urgency of reading and studying the text within a sociocultural context, which stands out in the studies of narrative or dramatic genres, but still, in the scope of lyric, are scarce.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18861
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_05.pdf843,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.