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Título: Reuso de água e resíduos gerados pela lavagem de caminhões betoneiras: análise do efeito na resistência à compressão de concreto usinado
Título(s) alternativo(s): Reuse of water and waste generated by the washing of concrete mixer trucks: analysis of the effect on resistance to ready-mix concrete compression
Autor(es): Malaguti, Vilmar dos Santos
Orientador(es): Matoski, Adalberto
Palavras-chave: Concreto
Água - Reuso
Águas residuais
Substâncias amorfas
Engenharia civil
Concrete
Water reuse
Sewage
Amorphous substances
Civil engineering
Data do documento: 8-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MALAGUTI, Vilmar dos Santos. Reuso de água e resíduos gerados pela lavagem de caminhões betoneiras: análise do efeito na resistência à compressão de concreto usinado. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a resistência à compressão do concreto e seus possíveis efeitos com o reuso da água e dos resíduos de lavagens dos caminhões betoneiras. A revisão bibliográfica sobre o assunto proposto foi estudado e discutido em países como Grécia, Taiwan, Alemanha, Itália, Cingapura e outros, o que serviu de apoio e reforço para este trabalho. O método para analisar a resistência à compressão foi de comparação entre uma amostra controle (traço padrão de 30 MPa) e amostras com diferentes composições. O resultado de cada amostra foi diferente em função de sua composição, no entanto, pode-se afirmar ganho econômico na ordem de 20,21 R$/m3, além da resistência à compressão ser maior que 90% da amostra controle. As análises realizadas nas amostras através de DRX, MEV e EDS comprovaram que não houve síntese de novos minerais, somente pequenas quantidades (menor do que os limites de detecção do método de DRX) de alumino-silicatos e quartzo dissolvidos que foram sintetizados em novos minerais cristalinos, que podem ser atribuídos como substancias amorfas em estado sol-gel. Com o resultado observa-se que o reuso da água de lavagem dos caminhões betoneiras não interferem na resistência à compressão de novos concretos, assim como o resíduo de lavagem que não apresentou nenhum elemento diferente do composto no cimento, também não interfere na resistência à compressão de novos concretos, desde que haja controle da água presente.
Abstract: The objective of this study is to analyze the strength of concrete compression and its possible effects on water reuse and waste washes of concrete mixer trucks. The literature review on the proposed subject was studied and discussed in countries like Greece, Taiwan, Germany, Italy, Singapore and others, which served as support and reinforcement for this work. The method for analyzing the compressive strength was compared between the control sample (standard stroke 30 MPa) and samples with different compositions. The result of each sample was different depending on their composition, however, it can be stated economic gain on the order of 20,21 R$/m3, in addition to the compressive strength is greater than 90% of the control sample. The samples were analyzed by DRX, MEV and EDS showed that there was no synthesis of new mineral, only small amounts (lower than the detection limits of the DRX method) dissolved alumino-silicates and quartz which have been synthesized into new mineral crystalline, which can be assigned as amorphous substances in sol-gel state. With this result it was observed that the reuse of the concrete mixer trucks washing water does not interfere with the compressive strength of new concrete, as well as the washing residue which presented no different element of the compound in cement, does not interfere with the compressive strength new concrete, provided that control of the water present.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1886
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