Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18851
Título: | A discussão sobre preconceito/variação linguística nos materiais para o professor: uma análise dos manuais do governo do estado de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | The discussion of linguistic prejudice/linguistic in teacher´s materials: an analysis of the textbooks of the São Paulo state government |
Autor(es): | Soares, Anelize Dias |
Orientador(es): | Bertucci, Roberlei Alves |
Palavras-chave: | Linguagem e línguas - Variação Preconceitos - Linguagem Currículos - Educação - São Paulo (Estado) Linguagem e línguas - Estudo e ensino Language and languages - Variation Prejudices - Language Curriculum - Education - São Paulo (Brazil) Language and languages - Study and teaching |
Data do documento: | 4-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SOARES, Anelize Dias. A discussão sobre preconceito/variação linguística nos materiais para o professor: uma análise dos manuais do Governo do Estado de São Paulo. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Neste trabalho será elucidado o tratamento pedagógico dado às variações linguísticas a partir de situações de aprendizagem contidas no Caderno do Professor do Governo do Estado de São Paulo, da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Currículo do Estado de São Paulo. Em virtude de se priorizar o ensino da norma-padrão, sendo esta mais prestigiada socialmente, as práticas de ensino ainda estão centradas na gramática normativa, produzindo julgamentos linguísticos, considerando, muitas vezes, as variedades linguísticas como erros que devem ser corrigidos. Diante disso, é necessário compreender como tem se dado o processo de ensino-aprendizagem das variações linguísticas e em que medida as orientações pedagógicas e as atividades contribuem ou não para o preconceito linguístico. |
Abstract: | This work will elucidate the pedagogical treatment given to linguistic variations from learning situations contained in the Teacher´s Notebook of the São Paulo State Government, the analysis of the National Curricular Parameters and State of São Paulo Curriculum. Due to prioritize the teaching standard, being this most prestigious socially, teaching practices are still focused on the normative grammar, producing linguistic judgments, whereas often the linguistic varieties as errors that must be corrected. Given this, it is necessary to understand how has given the teaching-learning process of linguistic variations and to what extent the pedagogical guidelines and activities contribute to the linguistic bias. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18851 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLD_2_2018_01.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.