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dc.creatorSoares, Anelize Dias
dc.date.accessioned2020-11-23T13:40:37Z-
dc.date.available2020-11-23T13:40:37Z-
dc.date.issued2018-08-04
dc.identifier.citationSOARES, Anelize Dias. A discussão sobre preconceito/variação linguística nos materiais para o professor: uma análise dos manuais do Governo do Estado de São Paulo. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18851-
dc.description.abstractThis work will elucidate the pedagogical treatment given to linguistic variations from learning situations contained in the Teacher´s Notebook of the São Paulo State Government, the analysis of the National Curricular Parameters and State of São Paulo Curriculum. Due to prioritize the teaching standard, being this most prestigious socially, teaching practices are still focused on the normative grammar, producing linguistic judgments, whereas often the linguistic varieties as errors that must be corrected. Given this, it is necessary to understand how has given the teaching-learning process of linguistic variations and to what extent the pedagogical guidelines and activities contribute to the linguistic bias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Variaçãopt_BR
dc.subjectPreconceitos - Linguagempt_BR
dc.subjectCurrículos - Educação - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Variationpt_BR
dc.subjectPrejudices - Languagept_BR
dc.subjectCurriculum - Education - São Paulo (Brazil)pt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.titleA discussão sobre preconceito/variação linguística nos materiais para o professor: uma análise dos manuais do governo do estado de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeThe discussion of linguistic prejudice/linguistic in teacher´s materials: an analysis of the textbooks of the São Paulo state governmentpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho será elucidado o tratamento pedagógico dado às variações linguísticas a partir de situações de aprendizagem contidas no Caderno do Professor do Governo do Estado de São Paulo, da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Currículo do Estado de São Paulo. Em virtude de se priorizar o ensino da norma-padrão, sendo esta mais prestigiada socialmente, as práticas de ensino ainda estão centradas na gramática normativa, produzindo julgamentos linguísticos, considerando, muitas vezes, as variedades linguísticas como erros que devem ser corrigidos. Diante disso, é necessário compreender como tem se dado o processo de ensino-aprendizagem das variações linguísticas e em que medida as orientações pedagógicas e as atividades contribuem ou não para o preconceito linguístico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.contributor.referee3Catelão, Evandro de Melo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

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