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Título: Método sistemático de identificação de componentes e grupos de corte (cut sets) críticos em árvores de falha
Título(s) alternativo(s): Systematic method of identification of fault tree critical components and cut sets
Autor(es): Ary, Thiago Oliva
Orientador(es): Rigoni, Emerson
Palavras-chave: Localização de falhas (Engenharia)
Administração de risco
Sistemas de segurança
Indústria aeronáutica
Fault location (Engineering)
Risk management
Security systems
Aircraft industry
Data do documento: 5-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ARY, Thiago Oliva. Método sistemático de identificação de componentes e grupos de corte (cut sets) críticos em árvores de falha. 2018. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Os projetos de sistemas das áreas aeroespacial, nuclear, bélica, ferroviária, possuem padrões de segurança estabelecidos e aceitos pela indústria e sociedade. Para obter a certificação de entidades reguladoras destes setores, estes padrões devem ser seguidos e, posteriormente, auditados pelos órgãos competentes que verificarão o atendimento dos níveis de segurança. Tão relevante quanto projetar sistemas seguros é o acompanhamento do desempenho dos níveis de segurança durante a operação. As normas e padrões destas indústrias estabelecem atividades de monitoramento do comportamento dos sistemas durante a vida operacional, visando identificar riscos maiores daqueles certificados e atuar na modificação dos sistemas para devolvê-los ao nível inicial de segurança. A evolução dos projetos nas indústrias supracitadas revela um aumento na complexidade e na quantidade de componentes que integram um sistema. Tornar-se-ia inviável monitorar todos os componentes de um sistema complexo tendo como objetivo a segurança. O objetivo deste trabalho é apresentar um método sistemático de identificação de componentes e grupos de corte (cut sets) críticos em árvores de falha elaboradas durante o projeto, visando o monitoramento contínuo e o gerenciamento dos riscos. Para executar o método de identificação de componentes e grupos de corte críticos são utilizadas análises de árvore de falha, medidas de importância de componentes/eventos, método de Pareto, análise de dados de vida, cálculo de mean time between failure (MTBF) e mean time between unscheduled removals (MTBUR). A aplicação do método para um conjunto de 6 árvores de falha, possuindo um total de 243 eventos, selecionou 14,81% de eventos críticos (os que mais contribuem para o risco da situação indesejada) para serem continuamente monitorados durante a vida operacional.
Abstract: Systems design is guided by safety standards, which are established and accepted by society. In order to achieve an industry certification, these standards must be followed and, lately, audited by specific organizations that will verify if they comply with the safety goals. This is the case of the following industries: nuclear, aerospace, military, rail. As relevant as design systems with satisfactory safety levels is the monitoring of the safety performance throughout operational life. Industry standards establish safety levels to be monitored along the product life in order to identify risks higher than those of the design certification and to provide necessary system modifications to return it to initial safety levels. Design evolution reveals that current systems present an increased complexity and a higher number of components. It is not possible to manage the safety levels monitoring every item of a system. This monograph presents a systematic method to identify critical components and cut sets from the fault trees elaborated during the development phase of a system in order to continuously monitor and manage risk. This method of identification of critical fault tree components and cut sets is executed using analyzes such as fault tree, importance measures of components and events, Pareto concept, life data analysis, MTBF and MTBUR calculation. The method applied to a set of 6 fault trees, which contain a total of 243 events, selected 14,81% of the most critical events in order to be monitored during the operational life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18722
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