Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18629
Título: Ensaios acelerados para estudo de vida em fadiga de laterais ferroviárias
Título(s) alternativo(s): Accelerated fatigue tests to study the remaining average life of truck side frames
Autor(es): Almeida, Leandro Prates Ferreira de
Orientador(es): Rigoni, Emerson
Palavras-chave: Vagões truque ferroviário
Confiabilidade (Engenharia)
Vida útil (Engenharia)
Localização de falhas (Engenharia) - Análises
Estudos de viabilidade
Cat trucks (Railroads)
Reliability (Engineering)
Service life (Engineering)
Fault location (Engineering) - Analysis
Feasibility studies
Data do documento: 4-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALMEIDA, Leandro Prates Ferreira de. Ensaios acelerados para estudo de vida em fadiga de laterais ferroviárias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O trabalho consiste na definição de metodologia e realização de ensaios de fadiga acelerados para laterais de truques ferroviários, com o objetivo de comparar a vida média remanescente de laterais novas com laterais com recuperação de trincas em regiões críticas, de modo a gerar dados para auxiliar a tomada de decisão sobre a implantação ou não deste processo. Os dados de falha obtidos dos ensaios foram analisados através das metodologias de análise de dados de vida (LDA) e ensaios acelerados de vida quantitativos (QALT), com auxílio dos softwares Weibull++ e ALTA. Foi também realizada análise de viabilidade econômica (LCC) e análise de riscos com a recuperação das laterais, que permitiram concluir que a recuperação de trincas em laterais fabricadas após o ano 2000 é viável, ao contrário da recuperação de laterais fabricadas antes desta data.
Abstract: This work involves the definition of methodology and application of accelerated fatigue tests for truck side frames, aiming to compare the remaining average life of new and recovered sides frames (after the dettection of cracks at the critical regions), in order to generate data to help the decision on whether to implement this process. Failure data obtained from the fatigue life tests were analyzed using the life data analysis (LDA) and the quantitative accelerated life tests (QALT) methodologies, with the aid of Weibull++ and ALTA softwares. Economic feasibility analysis (LCC) and risk analysis about the recovering of the side frames were also carried out, which lead to the conclusion that the recovery of cracked side frames which were manufactured after the 2000 year is feasible, but is not feasible for the side frames manufactured before this date.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18629
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEECVIT_II_2019_20.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.