Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17334
Título: Aproveitamento de águas pluviais: estudo de caso em residência na cidade de Francisco Beltrão - PR
Autor(es): Luza, Lucas Andreola
Orientador(es): Casagrande Junior, Eloy Fassi
Palavras-chave: Água - Captação
Águas pluviais
Reservatórios
Water, harvesting
Rain-water (Water-supply)
Reservoirs
Data do documento: 6-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LUZA, Lucas Andreola. Aproveitamento de águas pluviais: estudo de caso em residência na cidade de Francisco Beltrão - PR. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A água tem sido tema de diversas discussões envolvendo a sustentabilidade do planeta como um todo, essa preocupação vem do fato da água ser elemento fundamental em diversas atividades realizadas pelo homem e fundamental para a manutenção no equilíbrio ambiental. Esse fato demonstra a necessidade e importância de se conhecerem meios que contribuam para um controle mais eficiente da água, reduzindo seu consumo e potencializando os usos do recurso disponível. No setor da construção civil os debates buscam, além do estudo em cima de sistemas construtivos que demandem menos consumo de água, estudos que buscam implantar metodologias visando a implantação de sistemas de captação de águas pluviais propondo-se a utilização da mesma como forma de substituição do recurso potável nas atividades as quais ela se adaptar. Dentro deste contexto que baseia-se o desenvolvimento deste trabalho, revelando a importância do cuidado com a água, trazendo as potencialidades de uso do recurso oriundo das chuvas, demonstrando a aplicação do sistema, de forma simulada em residência modelo na cidade de Francisco Beltrão – PR, utilizando os métodos recomendados pela norma NBR 15527: Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis, fazendo um comparativo com a Lei n˚ 3185/2005 – Francisco Beltrão. No trabalho evidenciou-se as diferentes metodologias aplicadas pelos métodos de dimensionamento de reservatório apresentados pela norma, notou-se que alguns métodos apresentaram valores que excedem os parâmetros da legislação municipal, e apontou os métodos prático alemão e australiano como boas opções de métodos a serem aplicados, isto considerando a análise específica do estudo. Essas considerações enfatizaram a responsabilidade dos profissionais envolvidos com o assunto para que a aplicação prática tenha o real sentido e efeito. Levantou-se a preocupação quanto ao impacto que a água reservada nos reservatórios teria no ciclo hidrológico, sugerindo para trabalhos futuros a abordagem quanto a interferência das chuvas no nível hídrico dos rios que permitiria uma segurança e credibilidade para que as políticas de aproveitamento de águas pluviais fossem desenvolvidas garantindo-se a sustentabilidade plena.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17334
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_IV_2014_09.pdf.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.