Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17143
Título: Segurança em uma célula robotizada
Autor(es): Chia, Ian Mauro Concha
Orientador(es): Bortolini, Silvio Cezar
Palavras-chave: Automação industrial
Robótica
Manipuladores (Mecanismo)
Controladores programáveis
Manufacturing automation
Robotics
Manipulators (Mechanism)
Programmable controllers
Data do documento: 23-Jan-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHIA, Ian Mauro Concha. Segurança em uma célula robotizada. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito dos requisitos de segurança em uma célula robótica com aplicação na operação de montagem em uma linha de produção, apresentando uma configuração de robô, principais tipos de dispositivos de segurança aplicáveis, dispositivos de monitoramento e conceitos de redes industriais de segurança. É proposta a classificação de risco e implementação de dispositivos de segurança que atendam à NR12, utilizando CLPs de segurança como dispositivo de monitoramento de sensores e equipamentos de segurança.
Abstract: This work presents a study regarding safety requirements in a robotic work cell applied in an assembling operation in an assembly line, introducing robot setup, main applicable safety devices, monitoring devices and concepts of safety industrial networks. It is proposed a safety category level and safety devices in order to comply with NR12, using Safety PLCs as safety monitoring device of safety sensors and equipments.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17143
Aparece nas coleções:CT - Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEAUT_IV_2014_01.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.