Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16921
Título: Desenvolvimento de sistema para controle e supervisão de uma máquina Multihead Weigher baseado em hardware microcontrolado
Título(s) alternativo(s): Development of a control and supervision system for a Multihead Weigher machine based on microcontroller hardware
Autor(es): Scheifer, Felipe
Nascimento, João Henrique Maciel do
Callassa Junior, Romeo Iran
Orientador(es): Janzen, Frederic Conrad
Palavras-chave: Microcontroladores
Rede de computador - Protocolos
Sistemas de controle supervisório
Microcontrollers
Computer network protocols
Supervisory control systems
Data do documento: 21-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SCHEIFER, Felipe; NASCIMENTO, João Henrique Maciel do; CALLASSA JUNIOR, Romeo Iran. Desenvolvimento de sistema para controle e supervisão de uma máquina Multihead Weigher baseado em hardware microcontrolado. 2014. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de controle e supervisão de uma máquina Multihead Weigher, utilizando hardware microcontrolado como alternativa de automação do equipamento. Apresenta os principais conceitos relacionados a programação de microcontroladores, protocolos de comunicação, controle de motor de passo e aquisição de dados analógicos de um sistema de pesagem, utilizando-se de célula de carga. Demonstra em etapas os protótipos desenvolvidos em laboratório, com base no sistema de controle proposto, bem como os resultados obtidos durante os testes.
Abstract: This paper presents the development of a control and supervision system of a Multihead Weigher machine using a microcontroller hardware as an alternative in the automation of the equipment. Introduces key concepts related to microcontrollers programming, communication protocols, control pitch and acquisition of analog data of a weighing system, using load cell engine. Demonstrates in steps the prototypes developed in the laboratory, based on the proposed control system and the results obtained during the tests.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16921
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAELE_2014_1_02.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.