Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16896
Título: Avaliação de um sistema didático aplicado no ensino de robótica
Título(s) alternativo(s): Evaluation of didactic systems applied in teaching of robotics
Autor(es): Machado, Schaiany de Fatima
Diniz, Hellen Christine Hass
Orientador(es): Guimarães, Julio Cesar
Palavras-chave: Automação
Robótica
Aprendizagem industrial
Automation
Robotics
Manual training
Data do documento: 24-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MACHADO, Schaiany de Fatima; DINIZ, Hellen Christine Hass. Avaliação de um sistema didático aplicado no ensino de robótica. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: O presente trabalho começa contando um pouco sobre a história da robótica qual a sua contribuição e aplicação na área industrial, também é destacada a importância de um sistema educacional voltado para área da robótica e como esses sistemas podem contribuir para obter- se um melhor aprendizado e para que os aprendizes possam desenvolver melhor suas habilidades em um ambiente mais seguro em comparação à um ambiente industrial. Para realização deste trabalho foi utilizado um sistema didático da LEGO, utilizando a tecnologia conhecida como LEGO Mindstorms é uma linha de kits didáticos voltado para área do ensino da robótica. Foi escolhido o protótipo Robô Arm H25 para montagem e simulação, já que esse robô é um dos que mais se parece com os braços robóticos que são utilizados atualmente dentro das industrias, podendo ser um exemplo mais claro de uma aplicação industrial. Foi realizada a montagem do robô através do manual de instruções do fabricante e desenvolvida uma sequência de programação utilizando o software da LEGO. Sendo assim, aspectos teóricos e práticos serão tratados visando contribuir a uma aprendizagem bem-sucedida. Essa metodologia proporciona oportunidades de enfrentar desafios e dificuldades, normalmente encontradas nos projetos de automação, introduzindo o aluno à vivência experimental.
Abstract: This work begins telling a little about the history of Robotics which their contribution and application in industrial area, is also highlighted the importance of an educational system aimed at the area of Robotics and how these systems can contribute for a better learning and for apprentices to develop your skills in a more secure environment in comparison to an industrial setting. For this study we used a didactic system of LEGO, using the technology known as LEGO Mindstorms is a line of educational kits aimed at teaching of robotics. Was chosen the prototype Robot Arm H25 to Assembly and simulation, since this robot is one of the most looks like the robotic arms that are used currently in the industry, and can be a clearer example of an industrial application. Robot Assembly was held through the instruction manual of the manufacturer and developed a sequence of programming using LEGO software. Thus, theoretical and practical aspects will be treated in order to contribute to a successful learning. This methodology provides opportunities to face challenges and difficulties, usually found in the automation projects, introducing the student to the experimental experience.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16896
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COAUT_2016_1_05.pdf4,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.