Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16726
Título: Elaboração de cerveja caseira (fermentado alcoólico de lúpulo) e avaliação de alguns parâmetros físico-químicos
Autor(es): Santos, Tiago Mesquita dos
Orientador(es): Trindade, José Luiz Ferreira da
Palavras-chave: Bebidas alcoólicas - Indústria
Cerveja - Sabor e aroma
Gengibre
Alcoholic beverages industry
Beer - Flavor and odor
Ginger
Data do documento: 17-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Tiago Mesquita dos. Elaboração de cerveja caseira (fermentado alcoólico de lúpulo) e avaliação de alguns parâmetros físico-químicos. 2014. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
Resumo: A cerveja é o produto obtido da fermentação alcoólica, pela Saccharomyces cerevisiae, de um mosto preparado de cevada maltada, adicionada ou não de outros cereais não maltados, lúpulo e água. Da produção caseira de cerveja e a nova geração de microcervejarias, contrário ao movimento de expansão de grandes grupos de cerveja tipo Lager e Pilsensurge o movimento do slow beer, o qual tem como objetivo o resgate da história, da cultura e do prazer de se fazer e beber boas cervejas. As mesmas são classificadas pelo teor de alcoól e extrato pelo malte ou de acordo com o tipo de fermentação. A cerveja caseira é produzida através da fermentação do lúpulo com a adição de açúcar e Saccharomyces cerevisiae (fermento biológico), sendo então um fermentado alcoólico, o contrário da cerveja artesanal. O consumo de cerveja pode trazer alguns benefícios, além das consequencias se consumida em abuso. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um protocolo de produção de cerveja caseira com a adição de gengibre ou cravo na sua formulação, testando receitas de fabricação de cerveja caseira e elaborando a que trouxe a melhor caracteristica de cor, sabor e baixo valor alcoólico. Foram realizadas análises físico químicas de ph, densidade, grau alcoolico, amargor, SO2 e cor.
Abstract: La cerveza es el producto obtenido por fermentación alcohólica de Saccharomyces cerevisiae, un puré de cebada malteada, otros cereales o no añadido perfectamente, lúpulo y agua. Inicio de producción de la cerveza y la nueva generación de microcervecerías, contrario al movimiento de expansión de los grandes grupos de cerveza tipo Lager y cerveza Pilsen surge el movimento slow beer, que pretende rescatarla historia, la cultura y el placer de hacer y buena cerveza. Ellos se clasifican según su contenido en alcohol y extracción de Malta o segúnel tipo de fermentación. Las cervezas se producen mediante la fermentación de saltos con la adición de azúcar y Saccharomyces cerevisiae (levadura), siendo entonces un alcohólico fermentado, lo contrario de la cerveza artesanal. El consumo de cerveza puede traer algunos beneficios, además de las consecuencias si se consume en abuso. El objetivo de este estúdio fue desarrollar un protocolo de producción de cerveza casera con la adición de jengibre o clavos em suformulación, probandorecetas de preparación casera y preparación que trajo lamejor característica de color, sabor y valor alcohólico bajo. Se realizaron análisis físicos y químicos de pH, densidad, grado alcohólico, amargas, SO2 y el color.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16726
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COALM_2014_2_19.pdf531,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.