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Título: Práticas de educação ambiental: APAEs de Imbituva, Irati e Ponta Grossa
Autor(es): Pereira, Fernanda Nara
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação especial
Meio ambiente e crianças
Environmental education
Special education
Environment and children
Data do documento: 13-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PEREIRA, Fernanda Nara. Práticas de educação ambiental: APAEs de Imbituva, Irati e Ponta Grossa. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: As questões ambientais estão cada vez mais presentes em todos os espaços. A partir disso é possível perceber a necessidade de sensibilizar as novas gerações para a preservação do meio ambiente. Este ato de sensibilizar precisa ser trabalhado de forma contínua e atrelado ao cotidiano de todos os alunos, inclusive os que frequentam instituições de Ensino Especial. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de Educação Ambiental realizadas por professores das APAEs com alunos portadores de necessidades especiais em três municípios do Paraná: Imbituva, Irati e Ponta Grossa. Participaram 28 docentes, respondendo sobre quais projetos são realizadas nas APAEs dentro da temática Educação Ambiental, a aceitação e participação dos alunos e dos responsáveis sobre estas atividades, bem como as dificuldades encontradas para realizar este trabalho. Após a análise dos resultados, verificou-se a importância de se trabalhar a temática, além de compreender a colaboração dos demais envolvidos, o que demonstra a viabilidade das práticas e que esse trabalho terá continuidade dentro das instituições.
Abstract: Environmental issues are increasingly present in all. From this it is possible to perceive the need to sensitize the new generations to the preservation of the environment. This act of sensitization needs to be worked on continuously and linked to the daily life of all students, including those who attend Special Education institutions. The present research had the objective of analyzing the Environmental Education practices carried out by APAES teachers with students with special needs in three municipalities of Paraná: Imbituva, Irati e Ponta Grossa. 28 teachers participated, answering about which projects are carried out in the APAEs within the theme Environmental Education, the acceptance and participation of the students and those responsible in these activities, as well as the difficulties found to carry out this work. After analyzing the results, it was verified the importance of working on the subject, besides understanding the collaboration of the other involved, which demonstrates the feasibility of the practices and that this work will have continuity within the institutions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16609
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