Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Fernanda Nara
dc.date.accessioned2020-11-19T20:39:23Z-
dc.date.available2020-11-19T20:39:23Z-
dc.date.issued2018-06-13
dc.identifier.citationPEREIRA, Fernanda Nara. Práticas de educação ambiental: APAEs de Imbituva, Irati e Ponta Grossa. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16609-
dc.description.abstractEnvironmental issues are increasingly present in all. From this it is possible to perceive the need to sensitize the new generations to the preservation of the environment. This act of sensitization needs to be worked on continuously and linked to the daily life of all students, including those who attend Special Education institutions. The present research had the objective of analyzing the Environmental Education practices carried out by APAES teachers with students with special needs in three municipalities of Paraná: Imbituva, Irati e Ponta Grossa. 28 teachers participated, answering about which projects are carried out in the APAEs within the theme Environmental Education, the acceptance and participation of the students and those responsible in these activities, as well as the difficulties found to carry out this work. After analyzing the results, it was verified the importance of working on the subject, besides understanding the collaboration of the other involved, which demonstrates the feasibility of the practices and that this work will have continuity within the institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMeio ambiente e criançaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectEnvironment and childrenpt_BR
dc.titlePráticas de educação ambiental: APAEs de Imbituva, Irati e Ponta Grossapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs questões ambientais estão cada vez mais presentes em todos os espaços. A partir disso é possível perceber a necessidade de sensibilizar as novas gerações para a preservação do meio ambiente. Este ato de sensibilizar precisa ser trabalhado de forma contínua e atrelado ao cotidiano de todos os alunos, inclusive os que frequentam instituições de Ensino Especial. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de Educação Ambiental realizadas por professores das APAEs com alunos portadores de necessidades especiais em três municípios do Paraná: Imbituva, Irati e Ponta Grossa. Participaram 28 docentes, respondendo sobre quais projetos são realizadas nas APAEs dentro da temática Educação Ambiental, a aceitação e participação dos alunos e dos responsáveis sobre estas atividades, bem como as dificuldades encontradas para realizar este trabalho. Após a análise dos resultados, verificou-se a importância de se trabalhar a temática, além de compreender a colaboração dos demais envolvidos, o que demonstra a viabilidade das práticas e que esse trabalho terá continuidade dentro das instituições.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
dc.contributor.referee1Kuhn, Talícia do Carmo Galan
dc.contributor.referee2Freire, Gilberto Martins
dc.contributor.referee3Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_1_04.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.