Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1646
Título: A história da ciência como subsídio para a construção do conhecimento do conceito da dupla hélice
Título(s) alternativo(s): A history of science as a subsidy for the construction of the double helix concept of knowledge
Autor(es): Ferreira, Marilane de Jesus
Orientador(es): Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Palavras-chave: Ciência - História
Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
DNA
Science - History
Biology - Study and teaching (High school)
Data do documento: 6-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FERREIRA, Marilane de Jesus. A história da ciência como subsídio para a construção do conhecimento do conceito da dupla hélice. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.
Resumo: A presente análise abordou a relevância da História da Ciência para a prática da Educação em Ciência, de modo mais específico para a aprendizagem no Ensino Médio na disciplina de Biologia, considerando significativa a ideia de que a aprendizagem em ciência, isto é, sobre as dimensões históricas, filosóficas e culturais da ciência (MONK; OSBORNE, 1997) são emergentes para a educação científica. Em vista da escassez de materiais contendo episódios históricos filosóficos que permitem realizar uma transposição didática, faz-se necessário a construção de textos contendo a História da Ciência que desempenha um papel fundamental na elaboração do conceito do DNA no Ensino Médio. A elaboração do texto “Dupla hélice: A construção de um conhecimento” contendo a evolução histórica do modelo da dupla hélice na versão e-book como produto educacional, pode auxiliar na concepção do conceito do DNA no Ensino Médio. Neste contexto, buscou-se fundamentos à discussão das necessidades formativas do professor do referido ensino e nível de escolaridade. Analisou-se aspectos sobre a visão e concepções de ciências e a inserção da história e filosofia da ciência na prática pedagógica dos professores de Biologia. Apresentou-se o percurso metodológico da pesquisa, partindo do delineamento básico da pesquisa (problema, questões norteadoras, objetivos, objeto e sujeitos da pesquisa e produto educacional) para depois situar a perspectiva teórico-metodológica adotada, para a apreensão da pesquisa. Elegeu-se o estudo qualitativo para nortear a pesquisa, os questionários e a entrevista como técnica para coleta de dados. Concluímos, conforme a análise dos dados fornecidos pelos sujeitos da pesquisa, que o e-book contendo episódio histórico filosófico é um dispositivo didático útil para tornar o ensino médio mais interessante, possibilitando a aprendizagem de conceitos complexos da biologia, como o DNA. Outro ponto a ressaltar é que episódios históricos contribuem no processo da construção do conhecimento de maneira gradativa e lenta, promovendo uma visão concreta real da Natureza da Ciência com seus métodos, técnicas, modelos, acertos e erros, promovendo a formação de um cidadão crítico mediante o conhecimento científico. Para tanto, a necessidade de capacitação de professores para a utilização do material foi percebida por meio das análises.
Abstract: This analysis addressed the relevance of the History of Science for the practice of science education, more specifically for learning in high school in biology discipline, considering significant the idea that learning in science, that is, about the dimensions historical, philosophical and cultural science (MONK; OSBORNE, 1997) are emerging for science education. In view of the shortage of materials containing philosophical historical episodes that allow you to perform a didactic transposition, the construction of texts it is necessary containing the history of science which plays a key role in preparing the DNA of the concept in high school. The drafting of the text "Double Helix: The construction of knowledge" containing the historical evolution of the model of the double helix in the e-book version as an educational product, can assist in the design DNA of the concept in high school. In this context, it sought to foundations to discuss the training needs teacher of that school and education level. Analyzed aspects of the vision and ideas of science and the inclusion of the history and philosophy of science in the teaching practice of teacher Biology. He presented the methodology of the survey route, starting from basic research design (problem, guiding questions, goals , object and subject of research and educational product) and then place the theoretical and methodological perspective adopted for the seizure of the research. The qualitative study was elected to guide the research, questionnaires and interview as a technique for data collection. We conclude, as the analysis of data provided by the research subjects, the e-book containing philosophical historical episode is a didactic device useful for making high school more interesting, enabling learning complex concepts of biology, such as DNA. Another point to emphasize is that historical episodes contribute in the process of construction of knowledge gradually and slowly, promoting a real concrete vision of Nature of Science with their methods, techniques, models, hits and misses, promoting the formation of a critical citizen by scientific knowledge. Therefore, the need for teacher training for the use of the material was perceived through the analysis.
Descrição: Acompanha: Dupla-hélice: a construção de um conhecimento
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1646
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Ferreira, Marilane de Jesus_2015.pdf525,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Ferreira, Marilane de Jesus_2015_1.pdf3,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.