Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1632
Título: | A educação de jovens e adultos e o ensino de ciências naturais: contribuições da utilização dos conceitos unificadores |
Título(s) alternativo(s): | An integrative proposal of science teaching in adult education mode EJA |
Autor(es): | Krelling, Lígia Marcelino |
Orientador(es): | Florczak, Marcos Antonio |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Educação de adultos Ciência Science - Study and teaching Adult education Science |
Data do documento: | 27-Ago-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | KRELLING, Lígia Marcelino. A educação de jovens e adultos e o ensino de ciências naturais: contribuições da utilização dos conceitos unificadores. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo principal propor estratégias que viabilizem o ensino dos conteúdos de ciências do 3° período da EJA do Ensino Fundamental, destacando a integração e a contextualização desses conhecimentos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e participante, tendo como público alvo uma turma de dezoito alunos do 3° período da EJA de uma escola pública do município de Curitiba/PR. Este trabalho apresenta a análise dessa abordagem envolvendo Energia como um conceito integrador. Para o desenvolvimento dessas atividades foram enfatizados os conceitos unificadores, que estiveram presentes direta ou indiretamente no âmbito escolar. Os dados da pesquisa são constituídos por registros escritos em diário de campo e trabalhos elaborados pelos alunos e foram analisados considerando a Análise de Conteúdo. Entre os resultados, destaca-se que os alunos puderam fazer conexões entre os conteúdos estudados, representando a possibilidade do ensino de ciências mais contextualizado e menos fragmentado. |
Abstract: | This essay aims to propose strategies that allow the teaching of the three science content of the third phase of the EJA from elementary school, focusing on a more integrated teaching method, dealing with the science content in a more contextualized way. The research is characterized as qualitative and participative, with the target audience a group of eighteen students from the 3rd phase of adult education at a public school in the city of Curitiba / PR. This paper presents the analysis of this approach on the concept of energy as an integrating concept, facilitating the learning process of the other content from the 3rd phase, making the content more cohesive and interconnected. To develop these activities the emphasis was on the unifying concepts that were directly or indirectly present in schools. So the students could make connections between the studied content, the teaching of science became more contextualized and less fragmented. |
Descrição: | Acompanha: A educação de jovens e adultos e o ensino de ciências naturais: contribuições da utilização dos conceitos unificadores |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1632 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Krelling, Lígia Marcelino_2015.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_PPGFCET_M_Krelling, Lígia Marcelino_2015_1.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons