Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16135
Título: Aplicação da minimização do atraso total em ambiente de máquina única com tempos de setup dependentes da sequência
Título(s) alternativo(s): Minimization of the total tardiness in a single machine with dependent setup time
Autor(es): Flizicoski, Andre Luiz Valentim
Orientador(es): Melo, Everton Luiz de
Palavras-chave: Pesquisa operacional
Heurística
Controle de produção
Operations research
Heuristic
Production control
Data do documento: 23-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FLIZICOSKI, Andre Luiz Valentim. Aplicação da minimização do atraso total em ambiente de máquina única com tempos de setup dependentes da sequência. 2017. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: O presente estudo busca otimizar o sequenciamento de tarefas em um contexto de um ambiente de máquina única com tempo de setup dependente da sequência com o propósito de minimizar o atraso total das tarefas entregues. O ambiente produtivo real analisado é considerado como flow shop. Porém, devido ao fato de uma das máquinas ser um forte gargalo do sistema, este estudo aborda tal situação como um ambiente com apenas uma única máquina. Os métodos de resolução utilizados são provenientes da pesquisa operacional e do planejamento e controle da produção. Eles envolvem experimentos com modelagem matemática e heurísticas construtivas. A análise dos dados gerados pelos métodos torna possível a elaboração de um plano de melhoria para o sequenciamento das tarefas.
Abstract: This study aims to minimize the total tardiness in a single machine with dependent sequence setup time environment. The productive environment is considered as flow shop; however, one machine is considered the system bottleneck. So, this study considers only the utilization of a single machine. The methods come from Operations Research, and Production Control Planning fields. The data analysis becomes possible the elaboration of an improvement plan to schedule tasks in the future.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16135
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2017_2_08.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.