Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16133
Título: Proposta de ações de melhoria para um protetor solar por meio da percepção da qualidade de seus clientes
Título(s) alternativo(s): Proposal for actions to improve a sunscreen based on customer perception of quality
Autor(es): Lembi, Bruno Begnami
Orientador(es): Pontes, Joseane
Palavras-chave: Radiação solar
Qualidade dos produtos
Satisfação do consumidor
Desdobramento da função qualidade
Solar radiation
Quality of products
Consumer satisfaction
Quality function deployment
Data do documento: 13-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LEMBI, Bruno Begnami. Proposta de ações de melhoria para um protetor solar por meio da percepção da qualidade de seus clientes. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: A qualidade é uma das principais estratégias responsáveis pela conquista, satisfação e fidelização dos clientes, e quando é iniciada no projeto do produto, há maiores índices de aceitação do produto e aumento da competitividade da empresa. Neste caso, o QFD (Quality Function Deployment) é uma ferramenta da qualidade que traduz as necessidades do cliente em requisitos do produto ou serviço. Este trabalho tem por objetivo promover, por meio do QFD, ações de melhoria na qualidade de um produto para atendimento das necessidades e percepção da qualidade dos clientes. Para isto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa, na qual foi aplicado um modelo de QFD para manufatura em um protetor solar, baseado na pesquisa de satisfação dos clientes. As análises e discussões apresentam como resultados quais são as mudanças necessárias no produto em relação às suas especificações de qualidade, suas partes, os processos produtivos e os recursos necessários para que se atenda às necessidades e percepção da qualidade dos clientes.
Abstract: Quality is one of the key strategies responsible for achievement, satisfaction and loyalty of customers, and when it is initiated in product design, there are higher acceptance rates of the product and increase the competitiveness of the company. In this case, QFD (Quality Function Deployment) is a quality tool that translates customer needs into product or service requirements. This study aims to promote, through QFD, actions to improve the quality of a product to meet the needs and quality perception of customers. For this, a case study was held in a company, in which a model of QFD for manufacturing was applied to a sunscreen based on customer satisfaction survey. The analyzes and discussions present as results the necessary changes in the product in relation to its quality specifications, its parts, the production processes and the resources needed to meet the needs and perception of the quality of the customers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16133
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2017_2_05.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.