Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15750
Título: Estudo sobre o consumo de água em educandários públicos e privados
Autor(es): Lange, Emilia Cristina
Orientador(es): Silva, Silvana da
Palavras-chave: Cisternas
Águas pluviais
Água - Reuso
Cisterns
Rain-water (Water-supply)
Water reuse
Data do documento: 22-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: LANGE, Emilia Cristina. Estudo sobre o consumo de água em educandários públicos e privados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o consumo de água em escolas públicas e privadas, a partir da investigação das condições hidráulicas dos pontos de consumo e do aproveitamento de águas pluviais. Buscou-se também identificar se existe o desenvolvimento de campanhas educacionais nas instituições e o nível de conscientização dos usuários quanto ao consumo racional de água. Foram identificadas pequenas patologias nos sistemas hidráulicos, principalmente vedação inadequada das torneiras e vazamento nos vasos sanitários. As tecnologias economizadoras estavam presentes em 62% das escolas analisadas, sendo as torneiras hidromecânicas e os vasos sanitários com duplo acionamento as tecnologias mais encontradas. O consumo de água em escolas com a implantação da cisterna diminuiu consideravelmente em relação aos educandários que não utilizam a captação de águas pluviais, entre 20% e 57%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15750
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
consumoaguaeducandarios.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.