Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15748
Título: Análise numérica da influência de uma escavação estabilizada por parede diafragma autoportante nos deslocamentos de uma fundação vizinha
Autor(es): Biasotto, Diego
Orientador(es): Brum Junior, Sérgio Antônio
Palavras-chave: Solos - Compactação
Método dos elementos finitos
Construção subterrânea
Soil compaction
Finite element method
Underground construction
Data do documento: 8-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: BIASOTTO, Diego. Análise numérica da influência de uma escavação estabilizada por parede diafragma autoportante nos deslocamentos de uma fundação vizinha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Devido à crescente tendência de aumento na densidade urbana, tornam-se cada vez mais comuns obras de escavação para construção de estacionamentos subterrâneos ou outras instalações, sendo necessária a construção de paredes de contenção. Por meio de simulação pelo método dos elementos finitos, este estudo apresenta uma análise qualitativa dos deslocamentos e rotações sofridos por uma sapata corrida próxima a uma escavação estabilizada por uma parede de contenção do tipo Parede Diafragma em diferentes tipos de solos argilosos. Por meio de correlações, em geral com o índice de resistência a penetração no solo, gerou-se cinco amostras hipotéticas de solos argilosos que foram utilizados para a implementação nos dez modelos numéricos simulados. Cada amostra de solo foi utilizada em dois modelos numéricos, o primeiro representa a situação antes da construção da parede de contenção, já o segundo representa a configuração após a fase de implantação da parede de contenção. Nesse último é realizada a retirada de solo e permite observar as consequências desse distúrbio no solo e nas estruturas de concreto. Os modelos sem a parede de contenção, foram utilizados principalmente para validar o comportamento do solo simulado. Comparou-se os deslocamentos gerados nestas simulações com os recalques calculados pela teoria da elasticidade e constatou-se uma baixa variação nos resultados, o que confirma a validade dos modelos numéricos. Quanto aos modelos que simulam a segunda fase da simulação, estes apresentaram recalques próximos aos apresentados na primeira fase até o fim da etapa de carregamento da sapata, porém ao iniciar as etapas de escavação passam a apresentar comportamentos complexos, que só puderam ser compreendidos por meio de análise dos deslocamentos do maciço do solo. Observou-se que diversos fatores afetam os deslocamentos e rotações da estrutura de fundação, com destaque para a resistência do solo, a carga aplicada à sapata, a profundidade de escavação e a altura da parede de contenção.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15748
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisenumericainfluenciaescavacao.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.