Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15722
Título: Análise orçamentária de uma estrutura de contenção: estudo de caso na cidade de Toledo – PR
Autor(es): Bitdinger, Mônica Lais Klauss
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Construção civil - Estimativas
Fundações (Engenharia)
Engenharia geotécnica
Building - Estimates
Foundations
Geotechnical engineering
Data do documento: 21-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: BITDINGER, Mônica Lais Klauss. Análise orçamentária de uma estrutura de contenção: estudo de caso na cidade de Toledo – PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: O orçamento é o ponto de partida para a execução de um projeto. Saber quanto custará a obra permite às empresas analisar a viabilidade dos seus projetos. Apesar de sempre se buscar a exatidão dos custos totais para a execução de uma obra, o orçamento é uma estimativa, já que durante a construção, podem haver situações que não são previstas inicialmente e que provocam um desvio de custos. Desta maneira, quando se faz um orçamento detalhado e bem estudado, há uma avaliação criteriosa dos custos dos empreendimentos, sendo possível a diminuição de gastos desnecessários ou que possam causar desvios no lucro final das empresas. Dentre as áreas da Engenharia Civil, destaca-se o ramo da Engenharia de Fundações. A fundação é parte responsável pela transmissão para o solo de todas as cargas geradas pela estrutura, uso e ocupação. A alta densidade das edificações requer cuidados para a execução de novos projetos, cuidados esses que devem ser levados em consideração já na etapa da fundação da obra. É necessário além de estudar o solo, considerar as estruturas vizinhas já existentes. A estrutura de contenção é utilizada como solução para conter os maciços de solo quando há escavações em divisas de terrenos e possibilita o uso do subsolo para garagens, por exemplo. Com o objetivo de compreender, no orçamento de uma obra de contenção, as variáveis que compõem os custos da empresa para a execução do projeto, este trabalho teve como proposta analisar, através de um estudo de caso, o orçamento de uma obra de contenção. O objetivo principal foi de identificar os fatores que influenciam no orçamento de obras de contenções. Desta forma, o custo real da obra de contenção ficou 0,872% superior ao orçamento previsto, devido à mudança no escopo do projeto, como variação na quantidade perfurada de estacas, adicional com mão de obra, dentre outros. O custo com os materiais, no orçamento inicial representava 50% e no final representa 51%, sendo, portanto, a variável mais representativa no total, ou seja, a que mais influencia na variação entre o orçamento previsto e o real.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15722
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseorcamentariaestruturacontencao.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.