Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15710
Título: Análise comparativa da avaliação de terrenos urbanos realizada por engenheiros e corretores de imóveis
Autor(es): Alvarenga, Anderson Alcará
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Bens imóveis - Avaliação
Mercado imobiliário
Normas técnicas - Engenharia
Real property - Valuation
Real estate business
Standards - Engineering
Data do documento: 24-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: ALVARENGA, Anderson Alcará. Análise comparativa da avaliação de terrenos urbanos realizada por engenheiros e corretores de imóveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise comparativa dos métodos utilizados por um engenheiro de avaliações e por um corretor de imóveis, realizada a partir da comparação do valor obtido para um terreno no Município de Toledo – Paraná pelo método comparativo de dados de mercado com correção por fatores utilizados pelos dois profissionais. Comparando os resultados obtidos e buscando relacionar com a norma que apresenta as diretrizes para a avaliação de terrenos urbanos. Como resultados, pode-se concluir que os valores finais de avaliação do terreno se aproximaram, sendo o valor obtido pelo corretor de imóveis 6,56 [por cento] superior ao do engenheiro civil. Porém, o método utilizado pelo corretor não considera as prescrições da NBR 14653-1:2001 e da NBR 14653-2:2011com relação ao tratamento estatístico dos dados, bem como enquadramento ao grau de especificação. Além disso, o método utilizado por este profissional apresenta critérios subjetivos, como acréscimo de um percentual no final do resultado do cálculo da avaliação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15710
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisecomparativaavaliacaoterrenos.pdf3,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.