Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15691
Título: Avaliação do desempenho mecânico da argamassa armada utilizando diferentes tipos de telas de sustentação
Autor(es): Limberger, Adriana Elisabete
Orientador(es): Bavastri, Elizabete Yukiko Nakanishi
Palavras-chave: Agregados (Materiais de construção)
Cimento Portland
Construção de concreto armado
Aggregates (Building materials)
Portland cement
Reinforced concrete construction
Data do documento: 2-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: LIMBERGER, Adriana Elisabete. Avaliação do desempenho mecânico da argamassa armada utilizando diferentes tipos de telas de sustentação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta a avaliação do desempenho mecânico da argamassa armada utilizando diferentes tipologias de telas de sustentação. Dentre esses métodos, destaca-se a caracterização do agregado, do aglomerante, da argamassa no estado fresco e endurecido. Em relação à argamassa armada, foram realizados ensaios para avaliar seu desempenho mecânico, através de uma placa padrão, com um tipo mais comum de tela de sustentação, e placas armadas com tipos de telas alternativos. Além disso, avaliaram-se placas sem telas de sustentação de diferentes espessuras. Concluiu-se que a melhor tela de sustentação é a tela com abertura de malha pequena, que apresentou os melhores desempenhos em relação à absorção por capilaridade, à resistência ao impacto e à resistência à flexão. Verificou-se também que o aumento da espessura da placa proporciona melhores resultados de absorção por imersão.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15691
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaodesempenhomecanicoargamassaarmada.pdf3,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.