Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15174
Título: Estudo do processo de aumento de potência em um motor por meio de sobrealimentação
Título(s) alternativo(s): Analysis of power increase in an engine with application of turbocharging
Autor(es): Benites, Renan Vinicius de Oliveira
Orientador(es): Ferreira, Douglas da Costa
Palavras-chave: Fator de potência
Motores - Rendimento
Automóveis - Motores
Electric power factor
Motors - Yields
Automobiles - Motors
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BENITES, Renan Vinicius de Oliveira. Estudo do processo de aumento de potência em um motor por meio de sobrealimentação. 2016. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: A caracterização de motores sobrealimentados ainda é uma atividade de pesquisa pouco desenvolvida, não havendo suficiente literatura científica que analise esse fenômeno, principalmente no Brasil. A maior parte da literatura disponível sobre o tema está restrito às informações técnicas de fabricantes de peças para motores sobrealimentados ou revistas não científicas sobre o tema. A iniciativa de estudar o processo de sobrealimentação de forma mais científica foi o grande motivador desse trabalho de conclusão de curso. O trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo de caso de sobrealimentação com utilização de turbo compressor em um veículo VW Fusca, que passou de 46 cv para mais de 200 cv. Inicialmente foi realizada uma pesquisa acerca das modificações sofridas no motor de combustão por meio da sobrealimentação e analisadas as cursas de potência e torque devido a esse processo. Depois foram coletados dados do motor específico do estudo de caso e foi realizado um estudo teórico do ganho de potência e torque desse motor após a sobrealimentação. Por fim, o motor foi modificado de acordo com o especificado e os resultados de potência e torque foram medidos no veículo alterado. Os resultados teóricos e práticos foram comparados e pode-se verificar uma boa assertividade dos cálculos realizados, demonstrando que a metodologia empregada para o estudo teórico pode ser utilizada como base para estudos de sobrealimentação de motores no futuro.
Abstract: The characterization of turbocharged engines is still an underdeveloped research activity and there is not enough scientific literature to analyze this phenomenon, mainly in Brazil. Most of the literature available on the subject is restricted to the technical information of manufacturers of supercharged engine parts or non-scientific journals on the subject. The initiative to study the supercharging process in a more scientific way was the great motivator of this work of conclusion of course. The work was developed through a case study of supercharging using turbocharger in a VW Fusca vehicle, which went from 45 hp to over 197 hp. Initially a research was carried out on the modifications suffered in the combustion engine by means of supercharging and the power and torque courses due to this process were analyzed. Then, data were collected from the specific motor of the case study and a theoretical study of the power and torque gain of this motor was carried out after the supercharging. Finally, the engine was modified as specified and the power and torque results were measured on the altered vehicle. The theoretical and practical results were compared and a good assertiveness of the calculations can be verified, demonstrating that the methodology used for the theoretical study can be used as a basis for studies of engine overcharging in the future.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15174
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAMEC_2016_2_21.pdf2,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.