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dc.creatorBenites, Renan Vinicius de Oliveira
dc.date.accessioned2020-11-18T18:42:06Z-
dc.date.available2020-11-18T18:42:06Z-
dc.date.issued2016-12-02
dc.identifier.citationBENITES, Renan Vinicius de Oliveira. Estudo do processo de aumento de potência em um motor por meio de sobrealimentação. 2016. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15174-
dc.description.abstractThe characterization of turbocharged engines is still an underdeveloped research activity and there is not enough scientific literature to analyze this phenomenon, mainly in Brazil. Most of the literature available on the subject is restricted to the technical information of manufacturers of supercharged engine parts or non-scientific journals on the subject. The initiative to study the supercharging process in a more scientific way was the great motivator of this work of conclusion of course. The work was developed through a case study of supercharging using turbocharger in a VW Fusca vehicle, which went from 45 hp to over 197 hp. Initially a research was carried out on the modifications suffered in the combustion engine by means of supercharging and the power and torque courses due to this process were analyzed. Then, data were collected from the specific motor of the case study and a theoretical study of the power and torque gain of this motor was carried out after the supercharging. Finally, the engine was modified as specified and the power and torque results were measured on the altered vehicle. The theoretical and practical results were compared and a good assertiveness of the calculations can be verified, demonstrating that the methodology used for the theoretical study can be used as a basis for studies of engine overcharging in the future.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFator de potênciapt_BR
dc.subjectMotores - Rendimentopt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motorespt_BR
dc.subjectElectric power factorpt_BR
dc.subjectMotors - Yieldspt_BR
dc.subjectAutomobiles - Motorspt_BR
dc.titleEstudo do processo de aumento de potência em um motor por meio de sobrealimentaçãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of power increase in an engine with application of turbochargingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA caracterização de motores sobrealimentados ainda é uma atividade de pesquisa pouco desenvolvida, não havendo suficiente literatura científica que analise esse fenômeno, principalmente no Brasil. A maior parte da literatura disponível sobre o tema está restrito às informações técnicas de fabricantes de peças para motores sobrealimentados ou revistas não científicas sobre o tema. A iniciativa de estudar o processo de sobrealimentação de forma mais científica foi o grande motivador desse trabalho de conclusão de curso. O trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo de caso de sobrealimentação com utilização de turbo compressor em um veículo VW Fusca, que passou de 46 cv para mais de 200 cv. Inicialmente foi realizada uma pesquisa acerca das modificações sofridas no motor de combustão por meio da sobrealimentação e analisadas as cursas de potência e torque devido a esse processo. Depois foram coletados dados do motor específico do estudo de caso e foi realizado um estudo teórico do ganho de potência e torque desse motor após a sobrealimentação. Por fim, o motor foi modificado de acordo com o especificado e os resultados de potência e torque foram medidos no veículo alterado. Os resultados teóricos e práticos foram comparados e pode-se verificar uma boa assertividade dos cálculos realizados, demonstrando que a metodologia empregada para o estudo teórico pode ser utilizada como base para estudos de sobrealimentação de motores no futuro.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Douglas da Costa
dc.contributor.advisor-co1Flores, Janerson Forner
dc.contributor.referee1Ostapiv, Fabiano
dc.contributor.referee2Pessa, Sergio Luiz Ribas
dc.contributor.referee3Ferreira, Douglas da Costa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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