Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14795
Título: Artigo de opinião: práticas de escritas e reescritas, o que mudou
Título(s) alternativo(s): Opinion piece: writing and re-rewriting practice, what has changed
Autor(es): Pereira, Iolana Cristina
Locatelli, Marlei de Fatima
Orientador(es): Gritti, Letícia Lemos
Palavras-chave: Gêneros literários
Artigo
Textos
Oratória
Análise do discurso
Literary form
Article
Texts
Oratory
Discourse analysis
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PEREIRA, Iolana Cristina; LOCATELLI, Marlei de Fatima. Artigo de opinião: práticas de escritas e reescritas, o que mudou. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O intuito deste trabalho de conclusão de curso é apresentar uma análise do processo de produção escrita de artigos de opinião, mais especificamente do progresso notável entre a primeira e a última versão dos textos produzidos por alunos do ensino superior, durante um curso de extensão ofertado pela UTFPR. Destacam-se as principais dificuldades que surgem em relação à produção desse gênero do discurso. O objetivo é compreender quais são essas dificuldades e verificar se há evolução de coesão, coerência, norma padrão e das características composicionais do gênero artigo de opinião da primeira para a última versão. O método de produção e análise de dados é qualitativo-descritivo, sendo que oito textos de quatro estudantes do primeiro período (2015/01), do curso de Letras da UTFPR - Câmpus Pato Branco participantes do curso de extensão "Oficina de leitura, escritura e reescritura de artigos de opinião". Foram usados como material de estudo, sendo dois textos de cada aluno, um que consiste na versão inicial, e o outro na final. Assim sendo, o objetivo é detectar se houve no texto entre a primeira e a última versão. A fundamentação teórica utilizada para a análise do material consiste nos seguintes autores: Koch (1997;2001), Bakhtin (2000;2010), Vygotsky (1993;2009), Faraco (2008), Fávero (2005) e Marcuschi (2008), entre outros. Os resultados revelam que a principal dificuldade em relação à produção do artigo de opinião é referente à argumentação e, consequentemente, às características composicionais do gênero. Entretanto, à metodologia empregada na Oficina e a colaboração dos professores responsáveis pelo projeto (apontamentos, correções, questões), houve evolução significativa dos textos.
Abstract: The purpose of this paper is to present an analysis of the written production process of opinion articles, more specifically the remarkable progress made between the first and last version of the texts produced by students of higher education, during an extension course offered by UTFPR ,. The main difficulties that arise in relation to the production of this genre of discourse highlighted are. The objective is to understand what these difficulties are and to verify if there is evolution of cohesion, coherence, standard norm and the compositional characteristics of the opinion article genre from the first to the last version. The method of production and data analysis is qualitative descriptive, with eight texts from four students from the first period (2015/01), from the UTFPR - Câmpus Pato Branco course of the participants of the extension course "Oficina de leitura, escritura e reescritura de artigos de opinião". They used were as study material, two texts of each student, one consisting of the initial version, and the other in the final. Therefore, the objective is to detect if there was in the text between the first and the last version. The theoretical basis used for the analysis of the material consists of the following authors: Koch (1997, 2001), Bakhtin (2000, 2010), Vygotsky (1993, 2009), Faraco (2008), Fávero (2005) and Marcuschi among others. The results reveal that the main difficulty in relation to the production of the opinion article is related to the argumentation and, consequently, to the compositional characteristics of the genre. However, the methodology used in the Workshop and the collaboration of the teachers responsible for the project (notes, corrections, questions), there was a significant evolution of the texts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14795
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2018_2_16.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.