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dc.creatorPereira, Iolana Cristina
dc.creatorLocatelli, Marlei de Fatima
dc.date.accessioned2020-11-18T14:28:39Z-
dc.date.available2020-11-18T14:28:39Z-
dc.date.issued2018-11-30
dc.identifier.citationPEREIRA, Iolana Cristina; LOCATELLI, Marlei de Fatima. Artigo de opinião: práticas de escritas e reescritas, o que mudou. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14795-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to present an analysis of the written production process of opinion articles, more specifically the remarkable progress made between the first and last version of the texts produced by students of higher education, during an extension course offered by UTFPR ,. The main difficulties that arise in relation to the production of this genre of discourse highlighted are. The objective is to understand what these difficulties are and to verify if there is evolution of cohesion, coherence, standard norm and the compositional characteristics of the opinion article genre from the first to the last version. The method of production and data analysis is qualitative descriptive, with eight texts from four students from the first period (2015/01), from the UTFPR - Câmpus Pato Branco course of the participants of the extension course "Oficina de leitura, escritura e reescritura de artigos de opinião". They used were as study material, two texts of each student, one consisting of the initial version, and the other in the final. Therefore, the objective is to detect if there was in the text between the first and the last version. The theoretical basis used for the analysis of the material consists of the following authors: Koch (1997, 2001), Bakhtin (2000, 2010), Vygotsky (1993, 2009), Faraco (2008), Fávero (2005) and Marcuschi among others. The results reveal that the main difficulty in relation to the production of the opinion article is related to the argumentation and, consequently, to the compositional characteristics of the genre. However, the methodology used in the Workshop and the collaboration of the teachers responsible for the project (notes, corrections, questions), there was a significant evolution of the texts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectArtigopt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectOratóriapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.subjectArticlept_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.subjectOratorypt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.titleArtigo de opinião: práticas de escritas e reescritas, o que mudoupt_BR
dc.title.alternativeOpinion piece: writing and re-rewriting practice, what has changedpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO intuito deste trabalho de conclusão de curso é apresentar uma análise do processo de produção escrita de artigos de opinião, mais especificamente do progresso notável entre a primeira e a última versão dos textos produzidos por alunos do ensino superior, durante um curso de extensão ofertado pela UTFPR. Destacam-se as principais dificuldades que surgem em relação à produção desse gênero do discurso. O objetivo é compreender quais são essas dificuldades e verificar se há evolução de coesão, coerência, norma padrão e das características composicionais do gênero artigo de opinião da primeira para a última versão. O método de produção e análise de dados é qualitativo-descritivo, sendo que oito textos de quatro estudantes do primeiro período (2015/01), do curso de Letras da UTFPR - Câmpus Pato Branco participantes do curso de extensão "Oficina de leitura, escritura e reescritura de artigos de opinião". Foram usados como material de estudo, sendo dois textos de cada aluno, um que consiste na versão inicial, e o outro na final. Assim sendo, o objetivo é detectar se houve no texto entre a primeira e a última versão. A fundamentação teórica utilizada para a análise do material consiste nos seguintes autores: Koch (1997;2001), Bakhtin (2000;2010), Vygotsky (1993;2009), Faraco (2008), Fávero (2005) e Marcuschi (2008), entre outros. Os resultados revelam que a principal dificuldade em relação à produção do artigo de opinião é referente à argumentação e, consequentemente, às características composicionais do gênero. Entretanto, à metodologia empregada na Oficina e a colaboração dos professores responsáveis pelo projeto (apontamentos, correções, questões), houve evolução significativa dos textos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Gritti, Letícia Lemos
dc.contributor.referee1Gritti, Letícia Lemos
dc.contributor.referee2Consoli, Marcia Oberderfer
dc.contributor.referee3Teixeira, Lovania Roehrig
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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