Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1465
Título: Prescrição da modalidade de manutenção de motores elétricos considerando o custo de manutenção e depreciação do ativo
Autor(es): Silva, Cristiano Stefano da
Orientador(es): Behainne, Jhon Jairo Ramirez
Palavras-chave: Motores elétricos
Manutenção
Equipamentos industriais
Electric motors
Maintenance
Industrial equipment
Data do documento: 23-Jul-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Stefano Cristiano da. Prescrição da modalidade de manutenção de motores elétricos considerando o custo da manutenção e a depreciação do ativo. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnologia Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: Uma adequada gestão das atividades de manutenção foca seus objetivos na confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, bem como na diminuição dos custos de reparo envolvidos. Visando contribuir neste sentido, o presente trabalho propõe um estudo de caso relacionado à análise de depreciação técnica e depreciação econômica dos equipamentos utilizados numa indústria de produção de papel imprensa. Especificamente, aplica-se a análise da curva de Weibull a uma base de dados de histórico de falhas ocorridas em motores elétricos existentes no processo produtivo e realiza-se, simultaneamente, uma análise de depreciação econômica desses equipamentos. O estudo envolveu a análise de 31 motores elétricos, classificados em 10 grupos de acordo com a potência de operação. A partir dos resultados obtidos para o coeficiente de forma correspondente a um período histórico de 20 anos de manutenção, bem como da análise de depreciação dos motores, foi possível verificar que mais de 50% dos motores analisados tiveram falhas do tipo mortalidade prematura e, o restante dos equipamentos, falhas do tipo fim de vida útil. Uma análise estatística de importância da correlação entre as variáveis de estudo indicou que, para o nível de confiança de 95%, a potência do motor elétrico não apresenta correlação significativa com o valor do fator de forma e nem com o número de manutenções corretivas realizadas. A única relação significativa foi encontrada entre o tamanho do motor e o custo das manutenções ou intervenções, como era esperado. O estudo realizado mostrou de uma maneira ágil e do ponto de vista da gestão da manutenção, uma análise técnica e econômica conjunta da vida útil de motores elétricos em relação à questão da sua depreciação e à escolha da melhor estratégia de manutenção a ser adotada.
Abstract: An efficient management of maintenance activities is normally focused on reliability and availability of equipments, as well as in reducing the costs involved. Aiming to contribute in this sense, the present study proposes a case of study related to the analysis of technical and economic depreciation of electrical motors used in processes of a newsprint industry. In particular, both the Weibull distribution and an economic depreciation analysis were applied to a historic data base containing electric motor failures. The study was carried out for 31 electric motors, which were classified into 10 groups of electric powers. From results obtained for the form factor in 20 years of maintenance and the depreciation analysis was verified that more than 50% of electric motors had premature failures, whereas the rest of equipments had failures of useful life. A statistical analysis of correlation among variables showed that the power of the electric motor had no significance correlation with both the form factor and the number of failure events at 95% of confidence level. However, a significance correlation was found between the power of the electric motor and the maintenance cost involved, as expected. The study showed a practical way of a combined technical and economical analysis applied to electric motors for choosing the better maintenance strategy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1465
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Silva, Cristiano Stefano da_2012.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.