Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14571
Título: Proposta de procedimento de implantação e uso de indicadores de desempenho para empresas juniores de engenharia civil do Paraná
Título(s) alternativo(s): Proposal of procedure forthe implementation and use of performance indications for junior civil engineering
Autor(es): Manganotti, Augusto
Orientador(es): Siliprandi, Elizângela Marcelo
Palavras-chave: Desempenho
Padrões de desempenho
Framework (Arquivo de computador)
Performance
Performance standards
Framework (Computer file)
Data do documento: 23-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MANGANOTTI, Augusto. Proposta de procedimento de implantação e uso de indicadores de desempenho para empresas juniores de engenharia civil do Paraná. 2017. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: A necessidade de melhoramento dos processos nas empresas em razão do aumento da concorrência e exigência dos clientes traz o uso de sistemas de medição como ferramenta de melhoria de desempenho e qualidade, fundamental para a consolidação no mercado. Por meio dos modelos de medição de desempenho Balanced Scorecard, Navegador de negócios Skandia, Modelo Prisma de Desempenho, Sistema de Medição do Desempenho Global da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, e Modelo SMART, e dos modelos de procedimento de implantação e utilização de indicadores de desempenho framework de Medori e Steeple (2002), framework de Wisner e Fawcett (1991), framework de Neely et al. (2002) e framework de Bourne et al.(2000), analisou-se o uso dos indicadores de desempenho de seis empresas juniores de engenharia civil do Paraná, que forneceram dados por meio de resposta a questionários quanto ao uso de indicadores de desempenho e por documentos de seus indicadores. Constatou-se que a maioria das empresas juniores do estudo usam sistemas de indicadores a menos de cinco anos, e em cada uma seu sistema assemelha-se a um modelo de medição diferente. As empresas reconhecem a importância do uso de indicadores, assim como sua relevância estratégica, mas ainda enfrentam barreiras no processo de uso de indicadores como a não integração da medição em sua rotina, a troca de informações entre empresas por meio do benchmarking e a motivação quanto a medição de desempenho. Para preencher as lacunas da utilização atual dos indicadores de desempenho pelas empresas foi proposto procedimento de implantação e uso dos indicadores de desempenho composto por 6 passos: definição da missão e visão, identificação dos objetivos estratégicos, seleção dos indicadores, auditoria, comunicação dos objetivos e metas para toda a empresa e manutenção e revisão dos indicadores.
Abstract: The necessity of process improvement due to market competition and client claims brings performance measurement systems as a tool for developing and quality, fundamental for consolidation in the market. Through the performance measurement systems ‘balanced scorecard, ‘Skandia Navigator’, ‘Performance Prism’, ‘Global Performance Measurement System from the National Foundation of Quality for the National Quality Award’, and the ‘Strategic Measurement and Reporting Technique Model’, and the procedural frameworks for performance mensurement, ‘Medori&Steeple’s framework’, ‘Wisner&Fawcett’s framework’, ‘Neely et al. framework’ and ‘Bourne et al. framework’, this paper analyze the performance measurement of six junior enterprises of civil engineering from Paraná/BR, that provided data by surveys and their performance measurement documents. The majority of the companies use performance measurement systems under five years, each one using a model for themselves. The enterprises recognize the importance of measurement, as their strategic relevance, but they still face obstacles on their process, such as the incorporation of measurement in the business routine, information exchange with other enterprises with benchmarking, and motivation with measurement systems. To fill this gap, a framework for deployment and use of current systems was proposed, six steps compose the framework: define the company mission and vision, identify their strategic objectives, select the indicators, audit, communication of objectives and company’s goals to the whole enterprise, and maintenance and revision of the system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14571
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2017_2_39.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.