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Título: Análise da gestão da segurança do trabalho em obras rodoviárias com base em procedimentos nacionais e internacionais: estudo de caso em canteiro com tráfego ininterrupto
Título(s) alternativo(s): Analysis of the management of workplace safety in roadways based on national and international procedures: case of study in workzones with uninterrupted traffic flow
Autor(es): Fassina, Vinícius Mendes Matos
Orientador(es): Pereira Filho, José Ilo
Palavras-chave: Rodovias - Projetos e construção
Engenharia de tráfego
Trânsito - Fluxo
Segurança no trânsito
Roads - Design and construction
Traffic engineering
Traffic flow
Traffic safety
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FASSINA, Vinícius Mendes Matos. Análise da gestão da segurança do trabalho em obras rodoviárias com base em procedimentos nacionais e internacionais: estudo de caso em canteiro com tráfego ininterrupto. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: A necessidade de ampliação das rodovias existentes no território nacional desencadeia, no aumento da construção civil em relação as obras de infraestrutura rodoviária. Esse tipo de obra origina uma espécie de canteiro de obras adverso, que diferente dos demais coexiste junto com o fluxo de tráfego ininterrupto existente por parte dos usuários da rodovia, de modo a expor seus operários a condições de segurança incomum. O presente trabalho tem como objetivo sugerir medidas para um plano prevenção e segurança (PPS) para um canteiro de obras rodoviárias, a partir de análise dos riscos presentes nesse tipo de canteiro e pela adoção das medidas através da revisão literária de manuais nacionais e internacionais. Para analisar os riscos existentes foi realizado visita técnica a duas obras diferentes onde se observou as condições existentes de trabalho e os potenciais modos de falha de cada risco existe para cada obra. A validação das sugestões a serem tomadas aconteceu pela utilização da ferramenta FMEA (“Failure Mode and Effect Analysis”), cada risco foi analisado quanto sua severidade e probabilidade de ocorrência, e para cada requisito a ser atendido a fim de minimizar os riscos. Foi verificado que as obras não atendem todos os requisitos de segurança e que as medidas adotadas a fim de reduzir o risco podem compor um PPS.
Abstract: The need for expansion of existing highways in the national territory result in the increase of the civil construction of road infrastructure. This type of construction originates a kind of special construction site, which unlike the other regular construction sites coexists along with the uninterrupted traffic flow originated by the users of the highways, which can expose the workers to unusual security conditions. The present work intend to suggest measures for a prevention and safety plan (PSP) for a road construction site, based on the analysis of the risks present in this type of site and the adoption of measures by the literary revision of national and international manuals. To analyze the existing risks, a technical visit was made to two different road constructions where the existing working conditions were observed and the potential failure modes of each risk. The validation of the suggestions to be made was done by the use of the FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) tool. Each risk was analyzed for its severity, probability of occurrence, and for each requirement to be met in order to minimize risks. It was verified that the constructions do not meet all safety requirements and that the measures adopted in order to reduce the risk, may form a PSP.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14318
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