Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13952
Título: Econômica, legal, ética e discricionária: uma análise das dimensões de responsabilidade social da empresa Sementes Guerra
Autor(es): Oliveira, Luma Lenize dos Santos
Orientador(es): Canopf, Liliane
Palavras-chave: Responsabilidade social da empresa
Ética empresarial
Social responsibility of business
Business ethics
Data do documento: 4-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: OLIVEIRA, Luma Lenize dos Santos. Econômica, legal, ética e discricionária: uma análise das dimensões de responsabilidade social da empresa Sementes Guerra. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: As décadas de 1970 e 1980 trouxeram a preocupação que ocasionaria a revolução na atitude empresarial. Neste momento a ética empresarial começou a se desenvolver como resposta as questões de como e quando as empresas teriam que responder sobre suas obrigações sociais. Assim, foram consolidados estudos filosóficos, que tinham por objetivo estruturar a ética empresarial. Dessas décadas em diante, a sociedade passou a reconhecer a responsabilidade social como um valor intrínseco para as organizações. Em virtude disso, este estudo foi realizado com o intuito de analisar em que dimensão, segundo a Pirâmide de Carrol, a empresa Sementes Guerras se encontra. Desta forma, levando em conta que todos os projetos de cunho social da empresa são realizados a partir de um instituto, o mesmo passou a compor o estudo. O Instituto Prodóscimo Guerra, foi fundado pela empresa em 2003 e está localizado na cidade de Pato Branco-PR. O estudo proposto possui um delineamento qualitativo, através de um estudo de caso. Assim, buscou-se, a partir de entrevistas com gestor da empresa e secretário do instituto, verificar em qual dimensão de RS se localizaria a empresa. Outro meio de pesquisa foi a análise documental, para que, de acordo com ela, verificar se as informações eram corroboradas ou controversas. Os resultados indicaram que as ações praticadas pelo instituto têm influência bastante significativa para o bem social da comunidade, encorajando as empresas mantenedoras à continuação de seus trabalhos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13952
Aparece nas coleções:PB - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COADM_2014_1_12.pdf739,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.