Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13938
Título: A manutenção da qualidade no armazenamento de frios: um estudo de caso em um supermercado da região sudoeste do Paraná
Autor(es): Charavara, Jéssica
Orientador(es): Pontes, Herus
Palavras-chave: Supermercados
Alimentos - Armazenamento
Controle de qualidade
Supermarkets
Food - Storage
Quality control
Data do documento: 12-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CHARAVARA, Jéssica. A manutenção da qualidade no armazenamento de frios: um estudo de caso em um supermercado da região sudoeste do Paraná. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Ao longo dos anos, o comércio varejista no Brasil, passou, por uma reestruturação de seus segmentos, devido a mudanças de âmbito mundial, onde o ambiente de comércio tornou-se cada vez mais competitivo. A necessidade de fornecer um produto de qualidade tornou-se um meio de sobrevivência e diferenciação no mercado atual. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como base analisar como é realizada a manutenção da qualidade no setor de armazenamento de frios de um supermercado localizado na região Sudoeste do Paraná. O estudo teve por abordagem a pesquisa qualitativa de caráter descritivo, predominando o estudo de caso. A pesquisa foi realizada através da análise do setor de armazenamento de frios como um todo, identificando quais são os métodos utilizados e averiguando as contribuições da manutenção da qualidade para os alimentos perecíveis. Neste mesmo estudo de caso, foi possível, através de uma entrevista realizada com o gerente do setor de frios do supermercado, identificar e abranger conhecimentos técnicos e de gestão utilizados quanto ao armazenamento e a manutenção da qualidade destes produtos. Ao final, trouxe como resultado uma constante preocupação e efetividade em termos de gestão e manutenção da qualidade dos produtos ofertados, na qual se concluiu que o supermercado analisado busca a constante melhoria de seus serviços para melhor fornecimento de seus produtos, pois através dos mesmos, a qualidade pode ser administrada e mantida.
Abstract: Over the years, retail sales in Brazil, passed by a restructuring of its segments, due to changes worldwide, where the trading environment has become increasingly competitive. The need to provide a quality product has become a means of survival and differentiation in the current market. In this sense, this research was based in the analysis of how is performed the maintenance of the quality control in the cold storage of a supermarket located in the Southwest region of Paraná. The study was a qualitative research of descriptive character, predominantly the case study. The research was conducted by analyzing the cold storage sector as a whole, identifying which methods are used and ascertaining the contributions of maintaining quality for perishable foods. In this same case study, it was possible, through an interview with the manager of the cold sector of the supermarket, identify and include technical knowledge and management used in the storage and maintenance of the quality of these products. At the end, brought as a result a constant concern and effectiveness in terms of managing and maintaining the quality of products offered, in which it was concluded that the supermarket analyzed seeks constant improvement of its services to better serve their products, because through them, quality can be managed and maintained.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13938
Aparece nas coleções:PB - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COADM_2013_1_04.pdf279,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.