Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13112
Título: Análise de capacidade do processo de pesagem de linguiça toscana em um indústria alimentícia
Título(s) alternativo(s): A capability analysis of the weighing process of tuscan sausage within a food industry
Autor(es): Leite, Thiago Correa
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Alimentos - Qualidade
Controle da qualidade total
Alimentos - Indústria
Food - Quality
Total quality control
Food industry and trade
Data do documento: 22-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LEITE, Thiago Correa. Análise de capacidade do processo de pesagem de linguiça toscana em uma indústria alimentícia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.
Resumo: A utilização de ferramentas estatísticas para o auxílio de processos industriais é indispensável para as empresas que queiram se manter no mercado de forma competitiva, uma vez que feita sua utilização de forma correta, ajudará no aumento da qualidade do produto e aperfeiçoamento do processo produtivo, beneficiando a empresa e o cliente. O presente trabalho objetiva analisar o processo de pesagem de linguiça toscana, de forma a verificar sua variabilidade por meio de gráficos de controle, além de realizar o cálculo de capacidade do processo. Com a aplicação das ferramentas observou-se um processo estável e razoavelmente capaz.
Abstract: The use of statistical tools for the industrial process support is indispensable to the companies which want to maintain itself on the market in a competitive way, once its use is made in a correct manner, it will help the product quality increasing and the manufacturing process improvement, helping both company and client. The present project objectives the analysis of the weighing process of tuscan sausage, in a way of verifying its variability through control charts, further calculating the process capability.With the tools application a stable and reasonably capable process was noticed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13112
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisecapacidadeprocessopesagem.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.