Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13055
Título: Gestão de processos: mapeamento e aplicação em unidade de educação à distância
Título(s) alternativo(s): Process management: mapping and application in distance education unit
Autor(es): Moreira, Diego Lemos
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Qualidade
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Quality
Distance education
Educational technology
Data do documento: 20-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MOREIRA, Diego Lemos. Gestão de processos: mapeamento a aplicação em unidade de educação à distância. 2017.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: A capacidade competitiva de uma nação é refletida pelo nível educacional de seus cidadãos. No Brasil, podemos identificar uma grande desigualdade até mesmo dos níveis mais básicos de instrução, grande parte em razão das distorções sócioeconômicas e geográficas que podemos detectar em nossa nação. Em virtude disso, as instituições de educação à distância se mostram de grande relevância para a formação de alunos nas mais remotas regiões. Todavia, como qualquer organização moderna, as instituições de educação à distância também necessitam se manter competitivas e atualizadas com as mudanças do mercado. Neste sentido, o conhecimento e a gestão dos processos envolvidos em uma organização são básicos para uma resposta rápida a mudanças e identificação de pontos estratégicos para a instituição. Neste estudo, foi realizado o mapeamento de um processo que envolve a oferta de um curso não presencial e analisado a aplicação desta ferramenta de gestão em uma instituição de educação à distância visando melhora na qualidade dos serviços, e minimização de custos e retrabalhos.
Abstract: The competitive capacity of a nation is reflected by the educational level of the people. In Brazil, we can identify a great inequality even of the most basic levels of education largely, due to the sócio-economic and geographic distortions that we can detect in our nation. As a result, distance education institutions are of great relevance for the training of students in the most remote regions. However, like any modern organization, distance education institutions also need remain competitive and up-todate with market changes. In this sense, the knowledge and management of the processes involved in an organization are basic for a rapid response to changes and identification of strategic points for the institution. In this study, it will be mapped one processes that involve the offer of a course non face to face and analyzed the application of this management tool in a distance education institution aiming at improving the quality of services, and minimizing costs and rework.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13055
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoprocessoseducacaodistancia.pdf2,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.