Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12935
Título: Aplicação do método QFD em uma empresa de móveis sob medida na cidade de Medianeira no Oeste do Paraná
Autor(es): Souza, Jéssica Tamara de
Orientador(es): Wrasse, Carlos Laercio
Palavras-chave: Desdobramento da função qualidade
Qualidade dos produtos
Comportamento do consumidor
Quality function deployment
Quality of products
Consumer behavior
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Jéssica Tamara de. Aplicação do método QFD em uma empresa de móveis sob medida na cidade de Medianeira no Oeste do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: O desdobramento da função qualidade – QFD, é um método que busca identificar as necessidades dos clientes e usar no desenvolvimento e melhoria de produtos e serviços. O estudo teve como objetivo investigar quais características são importantes no mercado de móveis sob medida na perspectiva do cliente, em uma empresa de fabricação de móveis na Cidade de Medianeira, através do QFD. Por meio de coleta de dados em questionários e aplicação da ferramenta. Com o método foi possível identificar as principais necessidades e exigências dos clientes. Os resultados mostram que geralmente os clientes não se preocupam com os métodos de produção, mesmo sendo primordial para se obter a qualidade final do produto, o que os clientes buscam é o atendimento de suas necessidades, dando a ele o que busca de acordo com seus gostos, fazendo o desdobramento de forma eficaz para traduzir num projeto ideal. Pode-se concluir que a ferramenta QFD mostrou-se importante na identificação de aspectos voltados para melhoria da estratégia da empresa.
Abstract: Quality Function Deployment (QFD) is a method that seeks to identify customer needs and use in the development and improvement of products and services. The study aimed to investigate which features are important in the custom-made furniture market from a customer perspective, in a furniture manufacturing company in the city of Medianeira, through QFD. Through data collection in questionnaires and application of the tool. With the method it was possible to identify the main needs and requirements of customers. The results show that customers generally do not care about production methods, even though it is essential to achieve the final quality of the product, what customers seek is to meet their needs, giving them what they seek according to their needs. Tastes, effectively deploying to translate into an ideal project. It can be concluded that the QFD tool proved to be important in identifying aspects aimed at improving the company’s strategy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12935
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaometodoqfdempresa.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.