Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12861
Título: Princípios da produção enxuta: um estudo de caso para avaliação dos desperdícios no processo produtivo e melhorias no layout em uma indústria de vidros
Autor(es): Geitenes, Simone
Orientador(es): Lionço, Vânia
Palavras-chave: Controle de produção
Vidro - Indústria
Administração de material
Production control
Glass manufacture
Materials management
Data do documento: 23-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GEITENES, Simone. Princípios da produção enxuta: um estudo de caso para avaliação dos desperdícios no processo produtivo e melhorias no layout em uma indústria de vidros. 2013.72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A produção enxuta é um sistema de produção bem conhecido nas grandes organizações, porém pouco utilizado nas pequenas e médias empresas o que pode ser explicado devido ao desconhecimento do sistema por parte dos gerentes e pela dificuldade de implantação de algumas melhorias sugeridas a partir da avaliação dos processos. No entanto, a utilização dos conceitos de produção enxuta para avaliar os processos produtivos surge como uma forma de encontrar desperdícios e identificar oportunidades de melhoria que geralmente são de difícil visualização. Este trabalho teve como objetivo avaliar o processo produtivo de uma indústria de beneficiamento e têmpera de vidros localizada na região oeste do Paraná com base nos princípios da produção enxuta. A partir da avaliação do processo produtivo e análise do layout atual foi possível propor um novo layout para reduzir os desperdícios de transporte e estoque entre os processos identificados durante a avaliação dos processos. O layout proposto foi elaborado a partir de uma adaptação da metodologia SLP (Planejamento Sistemático de Layout) e consistiu na aproximação dos equipamentos menos utilizados que se encontravam distantes bem como a aproximação dos equipamentos mais utilizados de acordo com a ordem dos processos para facilitar a sequência da produção.
Abstract: Lean production is a production system well known in large organizations, but little used in small and medium enterprises which can be explained by the lack of the system by managers and by the difficulty of implementing some suggested improvements from the process evaluation. However, the use of the concepts of lean manufacturing to assess production processes emerges as a way to find waste and identify opportunities for improvement that are usually difficult to visualize. This study aimed to evaluate the production process of a processing industry and tempering glass located in western Paraná based on the principles of lean production. From the assessment of the productive process and the current layout analysis has been possible to propose a new layout to reduce waste transportation and inventory between processes identified during the assessment process. The proposed layout was drawn from an adaptation of the methodology consisted in bringing SLP (Systematic Layout Planning) and equipment that were used less distant as well as the approach of the most used equipment in accordance with the order of the processes to facilitate the production sequence.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12861
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COENP_ 2013_1_20.PDF2,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.