Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12825
Título: Implantação de controles estatísticos no processo de produção de fécula de mandioca
Autor(es): Garrido, Thaís
Orientador(es): Schmidt, Carla Adriana Pizarro
Palavras-chave: Mandioca
Processos
Controle de qualidade 
Cassava
 Trials
Quality control
Data do documento: 20-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GARRIDO,Thais. Implantação de controles estatísticos no processo de produção de fécula de mandioca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: A mandioca é considerada um alimento de subsistência e pode ser utilizada tanto na alimentação humana como animal. A fécula de mandioca é oriunda dessa raiz, sendo que a sua produção, na maioria das vezes, é artesanal e sabe-se que a qualidade desse produto está relacionada com a armazenagem da mandioca. O estado do Paraná se destaca como um dos principais produtores de fécula de mandioca. Durante o processamento desse produto, a análise do pH e umidade são primordiais para se analisar a qualidade do produto final. Por meio das coletas de dados, ao longo desse processo, será observado se os dados possuem correlação, serão desenvolvidos gráficos de Controle Estatísticos do Processo e também gráficos que vão avaliar a capacidade do processo. A importância desse presente trabalho é estabelecer o controle de qualidade, manter o bom funcionamento e a prosperidade dessa agroindústria sendo que ela atende diretamente os pequenos e grandes agricultores do oeste do Paraná. Depois de se analisar os dados serão verificadas as correlações dos mesmos com a função de diminuir os pontos de coletas durante o processo fabril de tal produto, para se obter um ganho de tempo de produção.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12825
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
controleestatisticoproducaofecula.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.