Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12772
Título: Viabilidade econômica da implantação de um biodigestor para geração de energia a partir de resíduos sólidos orgânicos
Título(s) alternativo(s): Economic viability of the implantation of a biodigester for power generation from organic solid waste.
Economic viability of the implantation of a biodigester for power generation from organic solid waste.
Autor(es): Duarte, Raphael Ferreira
Duarte, Raphael Ferreira
Orientador(es): Fank, Lotário
Palavras-chave: Biomassa
Biogás
Fluxo de caixa
Biomass
Biogas
Cash flow
Data do documento: 24-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DUARTE, Raphael Ferreira. Viabilidade econômica da implantação de um biodigestor para geração de energia a partir de resíduos sólidos orgânicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: Com o crescente desenvolvimento dos países, a geração de resíduos sólidos e demanda por energia aumentaram consideravelmente. Na perspectiva de esgotamento dos combustíveis fósseis, viu-se a necessidade de maior utilização de fontes de energias renováveis alternativas. A biomassa teve grande destaque nos últimos anos, principalmente por reaproveitar a matéria orgânica disponível. O processo biológico é realizado através de biodigestores, que tem como principais subprodutos o biogás, para geração de energia e o biofertilizante, para adubagem. O principal objetivo desse estudo é analisar a viabilidade econômica da implantação de um biodigestor em uma indústria de cerâmica, localizada em uma cidade do oeste do Paraná para geração de energia a partir resíduos sólidos orgânicos. Para isso foi projetado um fluxo de caixa oriundo dos orçamentos dos custos operacionais e das receitas geradas e foram utilizadas ferramentas da Engenharia Econômica, tais como VPL,TIR e Payback. O projeto não se mostrou viável economicamente para o período de cinco anos, com uma TIR de 10,52% e um VPL de -R$ 33.083,23, para uma taxa mínima de atratividade de 15%. O tempo de retorno do investimento é de seis anos, acima do projetado pelo proprietário.
Abstract: Solid waste generation and energy demand increased considerably with the rapid development of countries. In the perspective of the depletion of fossil fuels came the need to increase the use of alternative renewable energy sources. Biomass was highlighted in the last years due to the reuse of available organic matter. The biological process is performed through biodigesters which have main byproducts such as biogas for power generation and biofertilizer for fertilization. The aim of this study is to analyze the economic viability of implementation of a biodigester for power generation from organic solid waste in a ceramic industry located in west of Paraná. To carry out this study a clash flow was projected from operational costs and generated revenues. Economic Engineering tools such as NPV, IRR and Payback were used. The project is not profitable for a period of five years, with IRR of 10,52% and NPV of -R$ 33.083,23, comparing with a minimum attractiveness rate of 15%. The payback of the investment is six years, over than the period considered by the owner.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12772
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viabilidadeeconomicaimplantacaobiodigestor.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.