Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1262
Título: Utilização de caleidociclos no ensino de geometria: uma proposta metodológica para o ensino médio
Autor(es): Sanches, Saymon Michel
Orientador(es): Santos Junior, Guataçara dos
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Geometry
Learning
Data do documento: 27-Fev-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANCHES, Saymon Michel. Utilização de caleidociclos no ensino de geometria: uma proposta metodológica para o Ensino Médio. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: No trabalho desenvolvido, analisa-se a realidade da utilização dos caleidociclos como proposta de sequência didática para o ensino e aprendizagem da geometria. A investigação deu-se por meio da realização da Oficina de caleidociclos, a qual foi desenvolvida em quatro encontros, envolvendo alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio e Faculdade Modelo – na cidade de Curitiba/PR. A pesquisa, de cunho qualitativo propõe a utilização recursos que diversificassem o desenvolvimento de atividades para o ensino e aprendizagem de Matemática na escola básica. Os dados apresentados no trabalho foram coletados durante o período de realização das oficinas na instituição de ensino, as quais ocorreram durante quatro sextas-feiras no período vespertino, horário contra turno das atividades regulares dos participantes. As atividades realizadas propõem desenvolver e aprimorar o conhecimento de geometria dos estudantes envolvidos nas oficinas, tendo como foco principal a construção dos caleidociclos e visualização de conceitos geométricos existentes neste e em outros materiais explorados com menor ênfase durante os encontros. Ao final dos encontros percebeu-se que o ambiente oferecido para o desenvolvimento das atividades e os trabalhos propostos, auxiliaram no desenvolvimento de novos conceitos referentes a geometria, bem como houve um maior estreitamento na relação docente/discente, possibilitando que as atividades enriqueceram o conhecimento em matemática dos estudantes. Para enriquecimento do trabalho foi desenvolvido um encarte que propõe uma sequência didática para a aplicação da oficina por outros docentes.
Abstract: At work, we analyze the use of caleidociclos as proposed instructional sequence for teaching and learning of geometrical concepts, developed in the meetings held during the workshop caleidociclos, which involved students from two grade school of the College and College Model - in the city of Curitiba/PR with the intention to propose and use resources that diversify the development of activities for teaching and learning of mathematics in elementary school. The data presented in the study were collected during the implementation of the workshops in the education institution, which occurred for four Fridays in the afternoon, time shift from the regular activities of the participants. The activities proposed to develop and enhance students' knowledge of geometry involved in the workshops, with the main focus of caleidociclos the constructionand visualization of geometric concepts in this and other materials exploited moreemphasis during the meetings. At the end of the meetings it became clear that the environment provided for the development of activities and proposed work, helped in the development of new concepts related to geometry, and there was a greater narrowing of the teacher / student ratio, enabling activities have enriched the knowledge students in mathematics. Following the work there is a proposal for implementing the instructional sequence Caleidociclos Workshop. To enrich the work was a booklet that offers an instructional sequence for the application of the workshop for other teachers.
Descrição: Acompanha : Guia pedagógico de atividades para o ensino de geometria com a utilização de caleidociclos
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1262
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Sanches, Saymon Michel_2012.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Sanches, Saymon Michel_2012_1.pdf788,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.