Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1245
Título: O ensino de medidas de áreas com o enfoque CTS
Autor(es): Miranda, Carlos Teles de
Orientador(es): Santos Junior, Guataçara dos
Palavras-chave: Satélites
Matemática
Ciência - Sociedades, etc.
Satellites
Mathematics
Science - Societies, etc
Data do documento: 21-Set-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MIRANDA, Carlos Teles. O ensino de medidas de áreas com o enfoque CTS. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal verificar as contribuições do enfoque CTS, por meio da Educação Matemática Crítica, para a aprendizagem de medidas de áreas. As atividades desenvolvidas, acerca do conteúdo específico de medidas de áreas, seguiram os pressupostos do enfoque CTS – na modalidade de enxerto, utilizando os recursos midiáticos gratuitos disponibilizados nos sites de universidades e órgãos públicos. A aplicação da pesquisa aconteceu sob a forma de oficinas em uma Universidade da Cidade de Cascavel no Estado do Paraná, em uma turma do 2º ano do curso de Licenciatura Plena em Matemática. Os dados coletados durante e após a aplicação da pesquisa foram analisados de forma qualitativa e interpretativa, uma vez que a pesquisa foi aplicada. Os resultados mostraram um envolvimento interessante dos alunos, desenvolvendo diferentes posturas frente ao aprendizado. Tais posturas referem-se, entre outras, principalmente, ao diálogo entre os participantes ao discutirem situações presentes no cotidiano, as quais nem sempre são percebidas; outro fator importante foi o ato de construir materiais com a possibilidade de fazer associações e comparações. Além disso, também como fruto do trabalho, todas as atividades foram dispostas sob a forma de um produto educacional, visando auxiliar futuros trabalhos e, também, aquele professor interessado em aplicá-lo em suas aulas.
Abstract: The main goal of this research was to check the contributions of the CTS approach, by means of critical mathematics education to the area measures teaching. The activities developed about the specific content of area measures followed the assumptions of the STS approach – in the grafting modality, using free media resources available in sites of universities and public organ. The application of the research happened as workshops in a certain university in Cascavel, Paraná state, with a group of students in the second grade of an undergraduate Math degree. The collected data during and after the application of the research were analyzed in a quantitative and qualitative form, once the research was applied. The results showed an interesting involvement of the students, developing different points of view towards the learning ability. Such points of view refer, among others, mainly to the dialogue among the participants by the time they discuss the current everyday situations, which not always can be realized; another important factor was the act of creating materials with the possibility to make associations and comparisons. Besides, also as a result of the work, all of the activities were presented as an educational product, whose aim are future works and the teacher who is interested in apply it in his classes.
Descrição: Acompanha: Caderno pedagógico: o ensino de medidas de áreas com o enfoque CTS
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1245
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Miranda, Carlos Teles de_2012.pdf4,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Miranda, Carlos Teles de_2012_1.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.