Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1243
Título: O ensino da função orgânica amina por meio de um jogo didático em um enfoque CTS
Autor(es): Ramos, Elaine da Silva
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Química orgânica
Jogos
Aprendizagem
Ciência
Chemistry, Organic
Games
Learning
Science
Data do documento: 26-Ago-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RAMOS, Elaine da Silva. O ensino da função orgânica amina por meio de um jogo didático em um enfoque CTS. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para o ensino da função orgânica amina em um enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e suas principais contribuições. O trabalho foi realizado com 50 alunos do terceiro ano do ensino médio matutino de um colégio da rede estadual de ensino de Ponta Grossa. A abordagem metodológica utilizada foi a quantitativa e de avaliação. Para a coleta dos dados utilizou-se como instrumento principal o questionário com questões abertas e fechadas. Mas com o objetivo de ampliar a coleta de dados utilizaram-se anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo. As atividades totais realizadas foram divididas em 15 momentos, nos quais se buscou estabelecer as relações sociais da ciência e da tecnologia. Os principais resultados evidenciaram que inicialmente eles não possuíam conhecimento sobre essa função e suas implicações sociais. Foi possível perceber que a utilização do jogo proposto neste estudo estimulou a curiosidade e a aprendizagem dos alunos, evidenciando-o como estratégia para o ensino e o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. Em relação às concepções sobre ciência e tecnologia percebeu-se pelo estudo que, a maioria deles ainda continua com a visão linear da ciência, porém eles se tornaram mais reflexivos em relação as suas implicações sociais.
Abstract: This paper aimed to develop a didactic game for teaching the organic function amine focusing in Science-Technology-Society (STS) and its main contributions. The study was performed with 50 senior high school students of the morning period from a public school in Ponta Grossa. Quantitative and evaluation methodological approaches were used. For data collection a questionnaire with open-ended and closed-ended questions was used. However, in order to expand the data collection, field diary notes, audio and video recording were used. The total of activities performed was divided in 15 moments, in which it was attempted to establish social relationships of science and technology. The main results made evident that initially they had no knowledge of this function and its social implications. It was possible to realize that the use of the game proposed in this study stimulated the student's curiosity and learning, showing it as a strategy for teaching and for social, emotional and intellectual development of students. In relation to concepts of science and technology, it was noticed by the study that most of them still have a linear view on science, but they have become more reflexive about its social implications.
Descrição: Acompanha : Jogo perfil orgânico aminas: algumas sugestões de inserção na sala de aula.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1243
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Ramos, Elaine da Silva_2013.pdf9,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Ramos, Elaine da Silva_2013_1.pdf8,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.