Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12352
Título: Formação inicial de licenciandos em química: uma proposta de situação de estudo para abordar o conteúdo básico de radioatividade
Título(s) alternativo(s): Initial training of chemistry graduates: a proposed study situation to address the basic content of radioactivity
Autor(es): Zapateiro, Gean Aparecido
Orientador(es): Figueiredo, Márcia Camilo
Palavras-chave: Radioatividade
Professores - Formação
Química - Estudo e ensino
Radioactivity
Teachers, Training of
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 29-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ZAPATEIRO, Gean Aparecido. Formação inicial de licenciandos em química: uma proposta de situação de estudo para abordar o conteúdo básico de radioatividade. 2017. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: O paradigma do método de ensino tradicional ainda é muito evidente nas práticas pedagógicas de alguns professores em sala de aula. Esta situação não tem contribuído satisfatoriamente com a aprendizagem científica dos alunos, porque podem acabar compreendendo a ciência como uma verdade absoluta, pronta e acabada, ou seja, não a entendendo como um processo de construção dos conhecimentos científicos. Diante essa preocupação, esta pesquisa teve como objetivo demonstrar por meio do desenvolvimento de uma Situação de Estudo a importância de abordar o contexto histórico-social do conteúdo básico de radioatividade para que futuros professores de química superem práticas pedagógicas atreladas somente no método tradicional de ensino. A SE foi planejada e fundamentada pela proposta didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007). Os participantes da pesquisa foram acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, integrantes do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa com características da pesquisa-ação, os procedimentos para coleta de dados foram questionários com perguntas abertas e fechadas. O método de tratamento e organização dos resultados foi realizado pela análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Os resultados indicam que a SE oportunizou aos participantes a aprenderem o conceito da radioatividade, pois 62% além de terem apresentado em suas respostas uma concepção conforme a literatura científica, também indicaram ter compreendido os benefícios e malefícios da radioatividade. Tendo em vista os aspectos apresentados, concluímos que, a pesquisa contribuiu com a formação inicial dos licenciandos em química, sendo portanto, imprescindível abordar o contexto histórico dos conteúdos científicos da química como perspectivas alternativas para a superação de práticas pedagógicas arraigadas somente no método tradicional de ensino.
Abstract: The paradigm of the traditional teaching method is still very evident in the pedagogical practices of some teachers in the classroom. This situation has not contributed satisfactorily to the scientific learning of the students, because they can end up understanding science as an absolute truth, ready and finished, that is, not understanding it as a process of construction of scientific knowledge. In view of this concern, this research aimed to demonstrate, through the development of a Study Situation, the importance of approaching the historical-social context of the basic content of radioactivity so that future professors of chemistry overcome pedagogical practices linked only in the traditional method education. The Study Situation was planned and based on the didactic-pedagogical proposal of the Three Pedagogical Moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2007). The participants of the research were academics of the degree in Chemistry, members of the PIBID - Institutional Program of the Initiation to Teaching Scholarship of the Federal Technological University of Paraná, Londrina campus. The research followed a qualitative approach with characteristics of action research, the procedures for data collection were questionnaires with open and closed questions. The method of treatment and organization of results was performed by content analysis, according to Bardin (2011). The results indicate that the Study Situation facilitated the participants to learn the concept of radioactivity, since 62%, besides presenting in their answers a conception according to the scientific literature, also indicated to have understood the benefits and harms of the radioactivity. Considering the aspects presented, we conclude that the research contributed to the initial training of chemistry graduates, and it is therefore essential to address the historical context of the scientific contents of chemistry as alternative perspectives for overcoming pedagogical practices rooted only in the traditional method of teaching
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12352
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2017_2_03.pdf11,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.