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dc.creatorZapateiro, Gean Aparecido
dc.date.accessioned2020-11-16T11:59:05Z-
dc.date.available2020-11-16T11:59:05Z-
dc.date.issued2017-11-29
dc.identifier.citationZAPATEIRO, Gean Aparecido. Formação inicial de licenciandos em química: uma proposta de situação de estudo para abordar o conteúdo básico de radioatividade. 2017. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12352-
dc.description.abstractThe paradigm of the traditional teaching method is still very evident in the pedagogical practices of some teachers in the classroom. This situation has not contributed satisfactorily to the scientific learning of the students, because they can end up understanding science as an absolute truth, ready and finished, that is, not understanding it as a process of construction of scientific knowledge. In view of this concern, this research aimed to demonstrate, through the development of a Study Situation, the importance of approaching the historical-social context of the basic content of radioactivity so that future professors of chemistry overcome pedagogical practices linked only in the traditional method education. The Study Situation was planned and based on the didactic-pedagogical proposal of the Three Pedagogical Moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2007). The participants of the research were academics of the degree in Chemistry, members of the PIBID - Institutional Program of the Initiation to Teaching Scholarship of the Federal Technological University of Paraná, Londrina campus. The research followed a qualitative approach with characteristics of action research, the procedures for data collection were questionnaires with open and closed questions. The method of treatment and organization of results was performed by content analysis, according to Bardin (2011). The results indicate that the Study Situation facilitated the participants to learn the concept of radioactivity, since 62%, besides presenting in their answers a conception according to the scientific literature, also indicated to have understood the benefits and harms of the radioactivity. Considering the aspects presented, we conclude that the research contributed to the initial training of chemistry graduates, and it is therefore essential to address the historical context of the scientific contents of chemistry as alternative perspectives for overcoming pedagogical practices rooted only in the traditional method of teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRadioactivitypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.titleFormação inicial de licenciandos em química: uma proposta de situação de estudo para abordar o conteúdo básico de radioatividadept_BR
dc.title.alternativeInitial training of chemistry graduates: a proposed study situation to address the basic content of radioactivitypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO paradigma do método de ensino tradicional ainda é muito evidente nas práticas pedagógicas de alguns professores em sala de aula. Esta situação não tem contribuído satisfatoriamente com a aprendizagem científica dos alunos, porque podem acabar compreendendo a ciência como uma verdade absoluta, pronta e acabada, ou seja, não a entendendo como um processo de construção dos conhecimentos científicos. Diante essa preocupação, esta pesquisa teve como objetivo demonstrar por meio do desenvolvimento de uma Situação de Estudo a importância de abordar o contexto histórico-social do conteúdo básico de radioatividade para que futuros professores de química superem práticas pedagógicas atreladas somente no método tradicional de ensino. A SE foi planejada e fundamentada pela proposta didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007). Os participantes da pesquisa foram acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, integrantes do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa com características da pesquisa-ação, os procedimentos para coleta de dados foram questionários com perguntas abertas e fechadas. O método de tratamento e organização dos resultados foi realizado pela análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Os resultados indicam que a SE oportunizou aos participantes a aprenderem o conceito da radioatividade, pois 62% além de terem apresentado em suas respostas uma concepção conforme a literatura científica, também indicaram ter compreendido os benefícios e malefícios da radioatividade. Tendo em vista os aspectos apresentados, concluímos que, a pesquisa contribuiu com a formação inicial dos licenciandos em química, sendo portanto, imprescindível abordar o contexto histórico dos conteúdos científicos da química como perspectivas alternativas para a superação de práticas pedagógicas arraigadas somente no método tradicional de ensino.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Márcia Camilo
dc.contributor.referee1Figueiredo, Márcia Camilo
dc.contributor.referee2Suart Junior, José Bento
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
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