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Título: Ensino de psicologia organizacional em cursos da área tecnológica: o que é e o que pode ser
Autor(es): Gonçalves, Cintia Azevedo
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Psicologia industrial
Sustentabilidade
Concorrência
Psychology, Industrial
Sustainability
Competition
Data do documento: 18-Mai-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GONÇALVES, Cintia Azevedo. Ensino de psicologia organizacional em cursos da área tecnológica: o que é e o que pode ser. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: O ensino de Psicologia Organizacional em cursos da área tecnológica proporciona uma base para a gestão de pessoas a tecnólogos e engenheiros que, frequentemente, ocupam cargos de liderança no trabalho. Esta costuma ser uma das poucas disciplinas da área de gestão humana a compor os currículos deste tipo de curso. Partindo de uma preocupação com as repercussões socioambientais dos processos de gestão, o presente estudo teve por objetivo abordar o ensino de Psicologia Organizacional por meio de estratégias que propiciem reflexões acerca das repercussões socioambientais dos valores vivenciados no trabalho. A implementação da proposta intentou: a) oportunizar aos alunos reflexões sobre a influência que a cultura competitiva e seus valores subjacentes exercem sobre as atitudes adotadas no ambiente de trabalho; b) promover reflexões acerca da influência que os valores e atitudes cultivados no interior das empresas têm nos rumos do desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, na sustentabilidade planetária; c) proporcionar reflexões sobre a necessidade de se problematizar o atual lema empresarial ‘colaborar para competir’; d) identificar as contribuições das estratégias utilizadas para o ensino de Psicologia Organizacional por meio da abordagem CTS; e) produzir um guia didático para o ensino de Psicologia Organizacional com foco nos valores da sustentabilidade. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de 6º período de um curso de Tecnologia em Alimentos, consistindo numa pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, por meio de observação participante. A abordagem dada ao fazer pedagógico fundamentou-se nos referenciais CTS, utilizando como estratégia didática os 'três momentos pedagógicos', que consistem numa adaptação dos referenciais freirianos. Tal abordagem possibilitou problematizar os valores contrários à sustentabilidade, culturalmente arraigados nos alunos, bem como a sua visão fragmentada em relação aos efeitos socioambientais do comportamento humano no trabalho. A receptividade positiva e a motivação dos discentes com a proposta conferiu validade ao seu potencial para a aprendizagem e para a formação de consciência crítica sobre os valores que permeiam o trabalho das organizações. Em decorrência, percepções e valores inerentes à sustentabilidade foram despertados, conferindo-se à compreensão dos conteúdos formais um caráter que possibilita o protagonismo em relação às necessárias transformações sociais.
Abstract: The Organizational Psychology teaching in courses of technological area provides a basis for people management to technologists and engineers who frequently take positions of leadership at work. It's one of the few disciplines of human management that compose the curriculum of this type of course. Starting from a preocuppation with the impact socio-environmental of the management processes, this study aimed at addressing the teaching of Organizational Psychology through strategies that provide reflections about the social and environmental impact of values experienced in the work. The implementation of the proposal aimed: a) create opportunities for students to reflect about the influence that the competitive culture and its underlying values have on the attitudes adopted in the workplace; b) promote reflections about the influence that the values and attitudes cultivated within enterprises exert over the course of technological development and, consequently, in planetary sustainability; c) provide reflections upon the need to problematize the current corporate slogan 'collaborate to compete'; d) identify the contributions of the strategies used for Organizational Psychology teaching using the STS approach; and e) produce a didactical guide for the Organizational Psychology teaching with a focus on the values of sustainability. The work was developed with a 6 th period class of a Food Technology course, consisting of a qualitative interpretative research done through participant observation. The pedagogical practice approach was based on the STS references, using as teaching strategy the 'three pedagogical moments', which consist in an adaptation of Paulo Freire references. Such approach allowed to question the contrary values to sustainability, culturally ingrained in students, as well as their fragmented view about social and environmental effects of human behavior at work. The positive reception and motivation of students with the proposal gave validity to their potential for the learning and for the formation of critical consciousness about the values that permeate the work of organizations. As a result, perceptions and values inherent to sustainability have been awakened, giving for the understanding of formal contents a feature which enables protagonism in relation to the necessary social transformations.
Descrição: Acompanha: Guia didático para o ensino de psicologia organizacional com foco na sustentabilidade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1233
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