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Título: Análise de uma falha crônica presente nos amortecedores de impacto das aeronaves Piper PA-30 Twin Comanche e sugestões para solucionar o problema
Título(s) alternativo(s): Analysis of a chronic failure present in the shock struts of Piper PA-30 Twin Comanche aircrafts and suggestions to fix the problem
Autor(es): Silva, Breno Augusto Tabosa Thome da
Orientador(es): Mendes, Marcio Andreato Batista
Palavras-chave: Aeronaves
Falhas estruturais
Método dos elementos finitos
Airships
Structural failures
Finite element method
Data do documento: 22-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Breno Augusto Tabosa Thome da. Análise de uma falha crônica presente nos amortecedores de impacto das aeronaves Piper PA-30 Twin Comanche e sugestões para solucionar o problema. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta uma avaliação de uma falha crônica presente nos amortecedores de impacto dos trens de pouso principais das aeronaves Piper PA-30 Twin Comanche, partindo-se de uma revisão acerca do funcionamento e manutenção dessas peças. Um amortecedor do trem de pouso principal direito de um Twin Comanche foi adquirido como objeto de análise deste trabalho, o qual também apresenta um aporte teórico sobre técnicas de análise de falhas, as quais foram empregadas na parte experimental para a caracterização do material da peça e determinação do modo de falha da mesma. Por fim, a técnica de análise de elementos finitos foi utilizada para o desenvolvimento de uma solução para corrigir a falha presente nesses amortecedores. Além disso, espera-se que este trabalho contribua tanto com o campo da indústria aeronáutica, quanto com o campo da engenharia, por se tratar de um tema escasso na literatura que aborda desde a investigação de uma falha crônica real até sua correção.
Abstract: This project presents an evaluation of a chronic failure present in the shock struts of the main landing gear of Piper PA-30 Twin Comanche aircrafts, starting with a review of the operation and maintenance of these parts. A shock strut from the right-hand landing gear of a Twin Comanche was acquired as the object of analysis for this project, which also presents a theoretical basis on failure analysis techniques, which were carried out in the experimental section to characterize the part material and determine the failure mode thereof. Finally, finite element analysis technique was employed to suggest a solution to fix the failure present in these shock struts. In addition, it is expected that this project will contribute both to the field of aeronautics industry as to the field of engineering, for it is a scarce theme in the literature that addresses from the investigation of a real chronic failure to its correction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12183
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