Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11863
Título: Mobile Shader Editor: um editor de shaders para android
Título(s) alternativo(s): Mobile Shader Editor: an editor of shaders for android
Autor(es): Czovny, Raphael Ksiaskiewcz
Orientador(es): Porfirio, Andres Jessé
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Linguagem de programação (Computadores)
Programação (Computadores)
Electronic games
Programming languages (Electronic computers)
Computer programming
Data do documento: 18-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: CZOVNY, Raphael Ksiaskiewcz. Mobile Shader Editor: um editor de shaders para android. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2015.
Resumo: Com a evolução tecnológica, os jogos acabaram evoluindo e sendo otimizados da mesma forma, ganhando efeitos cada vez mais realistas. Parte disso se dá ao fato da utilização ao de Shaders, que são fragmentos de programas que executam na Unidade de Processamento Gráfico (GPU). Quando é realizado o desenvolvimento de Shaders para dispositivos moveis, por exemplo para o sistema operacional Android, são encontrados problemas em especial para sua depuração ao e testes. Isso se dá ao fato de existir certa carência de ferramentas voltadas para esse meio e, principalmente, de limitações da versão da OpenGL utilizada nestes dispositivos (OpenGL ES). Por conta disto, o trabalho em questão tem como foco o desenvolvimento de uma aplicação para programação e depuração ao de Shaders da linguagem GLSL (linguagem de programação específica para Shaders OpenGL), com intuito principal de permitir que o desenvolvimento deste tipo de recurso seja mais prático e rápido do que o utilizado atualmente na maioria das ferramentas.
Abstract: With technological progress, the game ended up being evolved and optimized in the same way, gaining more and more realistic effects, part of it is the fact of the use of Shaders, which are fragments of programs that run on the GPU. When done developing Shaders for mobile devices, for example the Android operating system, in particular problems for their production and testing are found. This is so the fact that there a certain need of tools generated this medium and, especially, the existence of limitations on the version of OpenGL used in these devices (OpenGL ES ). Because of this, the work in question will focus on the development of an application for programming and debugging of the GLSL Shaders (specific programming language for OpenGL Shaders ), with the main goal of allowing the development of this resource type to be more practical and faster than currently used in most tools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11863
Aparece nas coleções:GP - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COINT_2015_1_01.pdf6,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.